Sanitizantes, como vimos são um determinado tipo de desinfetante que têm por objetivo reduzir os níveis de contaminação de ambientes, objetos e alimentos a um nível seguro. ... Um sanitizante pode, ou não, acabar com todos os vírus, bactérias, fungos ou mofos de uma superfície ou objeto.
O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Fazer uma boa higienização das mãos é uma das práticas mais importante para prevenir infecções e também impedir um surto de bactérias multirresistentes na sala cirúrgica.
Por definição, sanitizante é “um agente/produto que reduz o número de bactérias a níveis seguros de acordo com as normas de saúde”. De modo similar, desinfetante é “um produto que mata todos os micro-organismos patogênicos, mas não todas as formas microbianas esporuladas, em objetos e superfícies inanimadas”.
A solução ideal, que já foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em uma mistura de um litro de água com três colheres de água sanitária.
Limpeza significa estarmos livres de sujeira, poeira… ... e neste caso a limpeza também é chamada de lavagem. Sanitização é matar ou reduzir os micro organismos indesejáveis a níveis insignificantes.
Detergente neutro Ypê: descrição técnica Líquido viscoso de coloração amarela e odor característico, composto pela mistura de substâncias nocivas como Dodecilbenzenossulfonato de sódio (5,0 - 15,0%), Lauril éter sulfato de sódio (1,0 - 10,0%), Bronopol (< 0,2).
7
Tabela 1.
A sigla pH significa Potencial Hidrogeniônico, e consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. ... Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.