A religião é o inverso da filosofia, se baseia na fé, acreditar em algo na qual não se pode comprovar, na crença inabalável de ensinamentos impostos por revelações divinas, o que leva à rotinas e dogmas. ... Pensadores como Tomás de Aquino e Agostinho acreditam que a filosofia complementa a religião.
O mito compreende a uma história que não pode ser provada de forma concreta, já ciência por sua vez trata - se de um estudo que apresenta resultados que pode ser provado cientificamente e racionalmente.
A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido.
Visão geral. Historicamente, a ciência tem tido uma relação complexa com a religião; doutrinas religiosas por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas.
“O livro de Hebreus nos diz que 'a fé é a convicção em fatos que não se vêem'. Por definição, a ciência é exatamente o oposto disso. A Ciência é a prova das coisas que são vistas, observadas, documentadas, quantificadas e medidas.”