EQST

O Que A Reforma Ntima?

O que é a reforma íntima?

A reforma íntima é o processo de mudança interior que faz com que os seres encarnados tenham pensamentos e ações que os levem a emanar boas energias, que os levarão ao tratamento do espírito que contribuirá com sua saúde.

Como fazer a nossa reforma íntima?

O primeiro passo para a Reforma Íntima é a vontade de melhorar moralmente. É a disposição, a força interior, a coragem que nos impulsiona a conquistarmos o que desejamos. O segundo passo é a observação e a identificação do que se passa dentro de nós.

O que é reforma íntima no espiritismo?

Apesar de ser um termo conhecido dentro do espiritismo, a reforma íntima não tem relação com religião ou doutrina. "Trata-se da autotransformação gradual e interna através dos anos e das experiências de vida efetuada para melhorar moral e espiritualmente.

Para que serve a reforma íntima?

Dentro do meio espírita, muito falamos em "reforma íntima". O termo serve para designar o esforço que envolve o processo de aprimoramento moral do ser humano. Porém, é comum vermos a ideia da reforma íntima sendo associada à ideia da autopunição, o que acaba afastando muitas pessoas do propósito principal do tema.

Quem sou eu reforma íntima?

A Reforma Íntima deve ser entendida e sentida como um processo contínuo de autoconhecimento, ou seja, de conhecimento de nossa intimidade espiritual, pela vivência em todos os sentidos da nossa atual existência. É a transformação de tendências passando a ser atuante na Obra Divina.

O que é uma reforma moral?

Renovação Moral é, no Espiritismo, o ato pelo qual a criatura humana, ao tomar consciência de sua realidade espiritual interior e de suas consequências, adota a iniciativa de modificá-la sempre para melhor para que suas atitudes passem a ser um efeito virtuoso de tal melhora.

O que significa a transformação moral?

As imperfeições morais levam o homem ao afastamento das Leis de Deus, resultando em desequilíbrios, levando a aflições no presente e no futuro, algumas graves, causadoras de grandes perturbações espirituais. ...

O que é moral segundo o Espiritismo?

O que é moral, segundo a Filosofia e o Espiritismo? Espiritismo - É a regra do bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando faz tudo pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus - KARDEC, A.

O que é a lei do progresso Segundo o Espiritismo?

A Lei do progresso aplicada ao Espírito diz que, através de sucessivas encarnações, o mesmo se auto aperfeiçoa gradativamente nas dimensões intelectual e moral, deixando sua condição inicial de "simplicidade e ignorância" para se elevar à condição de pureza espiritual.

O que é a moral no Espiritismo?

Renovação Moral é, no Espiritismo, o ato pelo qual a criatura humana, ao tomar consciência de sua realidade espiritual interior e de suas consequências, adota a iniciativa de modificá-la sempre para melhor para que suas atitudes passem a ser um efeito virtuoso de tal melhora.

Como se reconhece o verdadeiro espírita?

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. (O Evangelho[...]

Que definição se pode dar da moral?

A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.

O que é liberdade Segundo o Espiritismo?

O desejo de ser livre é inato. É tão inerente à criatura, que se pode dizer que faz parte da herança divina concedida desde a sua criação. A busca da liberdade, no ser humano, é tão natural como o é a busca da luz pela planta.

Quais são os mundos Segundo o Espiritismo?

Segundo nos revelam os Espíritos e o bom senso determina, a Terra não é o único planeta habitado. ... No concerto universal encontramos mundos de diferentes categorias: mundos primitivos, mundos de provas e expiações, mundos de regeneração, mundos ditosos, mundos celestes ou divinos, etc.

Quais são as bases da doutrina espírita?

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Quais são os princípios básicos da Doutrina Espírita?

Crença na imortalidade da alma; Crença na comunicabilidade entre os ditos mortos (desencarnados) com os vivos (encarnados); Crença na pluralidade das existências; Crença na pluralidade dos mundos habitados.