EQST

O Que A Radioatividade?

O que é a radioatividade?

A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partículas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.

Onde tem radiação?

Veja abaixo alguns itens que você provavelmente não sabe que são radioativos:
  • 1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ...
  • 2 – Castanha-do-pará ...
  • 3 – Granito. ...
  • 4 – Cigarro. ...
  • 5 – Páginas brilhantes de revistas.
3 de fev. de 2016

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Onde a radiação é usada no nosso cotidiano?

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Como saber se tem radiação?

A dor de cabeça, a fraqueza e a fadiga sido outros sintomas. Maior a dose da exposição de radiação, o mais severo estes sintomas da doença de radiação será. Os sintomas iniciais da náusea e do vômito manifestam geralmente dentro de 12 a 24 horas após a exposição de radiação suave (1 a 2 SV ou 100 a 200 rems).

Onde a radioatividade é aplicada no dia a dia?

A radioatividade pode ser aplicada em indústrias, centros de pesquisas, medicina nuclear, reatores nucleares, usinas de beneficiamento de minério de urânio e tório, e ainda unidades de ciclo do combustível nuclear.

Quais as aplicações práticas e problemas que podem ser causados pela radioatividade?

Na agricultura, a radioatividade permite o estudo do metabolismo das plantas e a produção de insetos estéreis, o que possibilita o desenvolvimento de técnicas de eliminação de pragas sem o uso de inseticidas. Além disso, torna possível determinar a quantidade de agrotóxicos presente nas produtos agrícolas.

Quem criou o termo radioatividade?

Henri Becquerel Costuma-se dizer que Henri Becquerel foi quem descobriu, em 1896, o fenômeno da radioatividade; e que essa descoberta foi acidental – produzida por ter guardado, em uma gaveta, um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica, havendo depois revelado a chapa e notado nela os sinais da radiação.

Quem criou o radioativo?

Com a ajuda do marido Pierre Curie, que era físico, Marie Curie explorou o mineral chamado pechblenda, descobriu os dois novos elementos já citados, e inventou o termo radioatividade, foi a partir daí que se intensificaram os estudos neste assunto.