EQST

O Que A Abordagem Junguiana?

O que é a abordagem junguiana?

A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.

O que é psicanalista junguiana?

O analista junguiano utiliza técnicas que têm como objetivo o acesso ao inconsciente e a tradução da sua linguagem, que se expressa por meio de símbolos, em um ambiente seguro e protegido pela relação terapêutica, de modo a auxiliar o paciente a encontrar o caminho da cura e da transformação.

O que é um junguiana?

A psicologia junguiana – também conhecida como psicologia analítica – tem como objetivo restabelecer o equilíbrio emocional por meio do inconsciente. ... A psicologia junguiana também se baseia no inconsciente coletivo, que são as pessoas influenciadas por fatores inconscientes que estão além de seu controle.

São características da terapia junguiana?

A terapia junguiana não é rígida e segue os movimentos da própria ordem psíquica do paciente. Neste sentido, ela não é uma terapia linear, e funciona de modo espiral: trabalham-se algumas questões num momento e é possível voltar a essas mesmas questões em um outro momento, para analisá-las sob um novo ângulo.

Qual a forma de tratamento na abordagem junguiana?

O Tratamento. Se o terapeuta procurado é um seguidor da abordagem junguiana, o primeiro passo é o acolhimento. Nesse momento, o cliente descreve suas queixas e o profissional explica a proposta do tratamento e de sua abordagem para o caso. Os dois fazem um acordo para o início das sessões.

Porque Jung se separou de Freud?

O cerne do rompimento era que peso conferir ao etéreo, ao psíquico, ao oculto, ao improvável. Para Freud, todos esses desvios podiam ser reduzidos à libido, ou seja, ao impulso sexual. Para Jung, era preciso levá-los a sério e não minimizá-los sem reflexão.

Qual a diferença da psicanálise de Freud e Jung?

Enquanto Freud atribuía à sexualidade um papel central à psique, Jung buscava explicações que ultrapassavam esse aspecto, recorrendo a conceitos como o inconsciente coletivo. A partir dessas diferenças entre Freud e Jung, surgiram essas duas teorias com grande papel para o entendimento humano.

Como se estrutura a psique na abordagem junguiana?

De acordo com Jung, a princípio a psique é apenas o inconsciente. O ego emerge dele e reúne numerosas experiências e memórias, desenvolvendo a divisão entre o inconsciente e o consciente. Não há elementos inconscientes no ego, somente conteúdos conscientes derivados da experiência pessoal (Fadiman & Frager, 1986).

O que é terapia quântica junguiana?

A terapia de orientação junguiana, baseada nas ideias de Carl G. Jung e pós junguianos, tem como principal objetivo auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é.

Em que Jung discordava de Freud?

O inconsciente coletivo, por sua vez, é um ponto de discordância entre a psicanálise e a psicologia analítica. Freud apenas considerava a camada pessoal do inconsciente. No entanto, para Jung, o inconsciente coletivo é a camada mais profunda da psique humana.

Qual era o posicionamento de Jung referente às ideias de Freud?

Em 1906, Jung tinha aplicado seu teste de associação de palavras à teoria freudiana de livre associação, uma ferramenta crucial na exumação de memórias reprimidas. Foi um dos primeiros testes observacionais de psicanálise e Freud se animou com o apoio empírico e científico que ele deu às suas teorias.