EQST

Identidacoletiva?

Identidacoletiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Cada indivíduo é um membro de uma comunidade. Família, amigos, vizinhos e concidadãos compõem seu ambiente humano e eles compartilham um laços culturais e emocionais. Esses amarra a identidade coletiva de um povo. identidade coletiva é, em poucas palavras, o que diferencia um grupo humano de outro.

Elementos de identidade coletiva

A realidade atual de um povo é o resultado de seu passado. Assim, os fatos históricos mais importantes relacionados com a ajuda coletiva explicar a sua evolução ao longo do tempo. O caso da identidade judaica é paradigmático, já que não podia entender sua cultura e sua religião fora de sua história.

A linguagem de um povo é uma de suas características mais originais

Se pensarmos sobre a identidade nacional na Argentina, sua língua oficial é o espanhol, mas o espanhol falado em certas partes do país tem outros elementos como o lunfardo, a influência do italiano ou Guarani.

Um grupo humano constrói sua própria identidade quando, além de uma história e linguagem, compartilham uma série de elementos culturais: símbolos, tradições populares, folclore, gastronomia, senso de humor, etc.

O debate sobre a identidade coletiva

Enquanto este é um conceito comumente usado (todos nós temos uma identidade coletiva), não é sem controvérsia. Para ilustrar esta controvérsia com várias reflexões exemplares.

1) A idéia de que uma identidade de um grupo humano está associada a um território é imprecisa, como ciganos, judeus, curdos e outros povos têm características comuns, mas não têm um único território.

2) Nem todos os indivíduos fazem parte de uma identidade coletiva, como algumas pessoas ou cidadãos do mundo cosmopolitas chamam a si mesmos.

3) O conceito de identidade coletiva está relacionada com alguns episódios históricos da xenofobia. Na Atenas do mundo clássico nós atenienses eram “cidadãos de segunda classe” na Alemanha nazista única genuína arianos gostava de reconhecimento social e alguns cidadãos franceses de origem norte-Africano não estão integrados no seu próprio país. Esses exemplos nos lembram que a idéia de identidade coletiva pode ser usado para criar um clima de tensão social.

4) A identidade abordagem colectiva fundamentalista se torna uma ferramenta perigosa que pode minar a liberdade e identidade individual.