Quanto à Gramática, distinguem-se dois vocábulos diferentes: 1 — O primeiro, fluido, tem o “U” tônico e divide-se em duas sílabas: FLUI-DO. Se te lembras de teu tempo de colégio, o UI aqui é um ditongo.
Os líquidos e os gases são definidos como fluidos. ... Algumas substâncias, como o mel e o piche, levam um certo tempo para adquirir a forma do recipiente, mas um fluido sempre assumirá o mesmo formato que o recipiente onde está inserido.
A palavra fluido indica algo que corre como um líquido ou que ocorre de forma fácil e espontânea. Pode indicar também algo que é mole, não apresentando rigidez, bem como o líquido inflamável dos isqueiros. Refere-se ainda a uma aura ou influência que um ser pode ter ou exercer.
"Fluido é uma substância que pode ser líquida ou gasosa", explica a professora de Português Ana Cecília Costa, da Rede Salesiana de Escolas. Sua sílaba tônica é "flui", portanto são apenas duas sílabas na palavra. "No sentido figurado pode ser entendido como algo fácil, espontâneo", completa a professora.
Exemplo: A separação silábica da palavra cadeado é ca-de-a-do.
In-tros-pec-ção.
A sílaba tônica é A.