Ganha o combate, o esgrimista que somar 5 pontos em combates de primeira fase ou 15 pontos em combates eliminatórios. A duração e o número de pontos de cada combate, variam de acordo com as categorias de esgrima.
Esgrima é um esporte olímpico disputado com espada, florete e sabre, que tem como objetivo tocar o adversário com uma dessas armas brancas - de acordo com a modalidade da disputa - sem que haja contato corporal.
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete. Confira as principais características de cada uma: ... A sabre mede 0,88 m e pesa 500 g; Espada: diferente da esgrima com uso do florete, na espada o esgrimista só pode golpear com a ponta da arma.
O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada). ... O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real.
A arma do florete é mais leve e a superfície de contato para se conseguir um ponto, maior - a parte da frente e das costas do tronco e a região ventral. O sabre é uma arma mais flexível, o que torna o jogo muito mais rápido e movimentado.
O florete é a arma básica para se aprender o esporte. Ele é reto, tem ponta triangular, pesa menos de 0,5 quilo e tem 1,10 metro de comprimento. Há também lutas com o sabre, que tem o mesmo peso do florete e 5 centímetros a menos no comprimento. Já a espada tem 1,10 metro de comprimento e pode pesar até 770 gramas.
A espada é formada basicamente por uma lâmina de metal, com gumes em ambos ou num dos dois lados, e uma ponta. Essa lâmina é fixada a um cabo, feito de metal ou madeira.
Os pontos no florete são marcados quando a ponta acerta a virilha ou o tronco do adversário. É um pouco menor e mais leve do que a espada: mede 90 centímetros e pesa 500 gramas.
Espada
As categorias da esgrima convencional são: