Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Entretanto, pode flexionar-se também quanto à voz.
a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. Não pare agora... ... b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.
A passive voice (voz passiva) é um tipo de construção frasal onde o sujeito é paciente, ou seja, sofre a ação da frase em vez de praticá-la. É destacado o que acontece com o sujeito, porém, sem enfatizá-lo. Exemplo: The car was washed. (O carro foi lavado.)
A voz passiva sintética é caracterizada pela presença do "se", que funciona nela como partícula apassivadora (sinônimo de pronome apassivador), associado aos verbos. Para converter orações na voz passiva analítica para a sintética, identifica-se o sujeito do verbo ser, que é o sujeito da oração.
Em uma oração na voz passiva, o sujeito é o paciente do processo expresso pelo verbo....Gramática.