À uma hora Esse está apontando a crase com o acento grave. Para isso, é necessário ter uma determinação. Essa especificidade ocorre porque estamos indicando um horário específico: a uma hora da manhã ou da tarde. Pode-se dizer que “costumamos almoçar à uma hora da tarde”.
“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.
1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.
A) – Qualquer forma deste pronome (cujo, cuja, cujos, cujas) é equivalente a do qual, da qual, dos quais, das quais, conforme o antecedente for masculino ou feminino, do singular ou do plural. Concorda sempre com o substantivo que se lhe segue: (1) É bela esta árvore, cuja folhagem é bonita.
Significado de Cuja substantivo feminino [Popular] Pessoa qualquer, sem identificação; dita-cuja: a cuja foi presa em flagrante. Etimologia (origem da palavra cuja). Feminino de cujo; do latim cuju; variação do adjetivo "cujus".
Este pronome indica posse (algo de alguém). Na montagem do período, deve-se colocá-lo entre o possuidor e o possuído (alguém cujo algo).
Cujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal.