O exame de clearance de creatina, também chamado de depuração de creatinina, é realizado a partir da medição da creatinina em uma amostra de urina colhida em tempo determinado (geralmente 24 horas). Esse valor é comparado com a taxa de creatinina que está sendo produzida no sangue.
Significa depuração da creatinina. Ou seja, a creatinina presente no sangue é filtrada pelos rins e excretada pela urina.
A clearance (depuração) da creatinina mede, a quantidade creatinina eliminada na urina. É normalmente medida na análise à urina das ultimas 24horas: confrontando a creatinina do sangue com a da urina conseguimos obter a percentagem de função renal definida pela “clearance da creatinina”, numa percentagem.
A taxa de filtração glomerular estimada é uma avaliação da taxa de filtração glomerular real baseada na dosagem de creatinina, que requer uma amostra de sangue colhida de uma veia do braço. A fórmula recomendada inclui também idade, gênero e etnia.
Dentre as variáveis que influenciam de forma significativa na taxa de filtração glomerular, podem ser destacadas: a pressão coloidosmótica dos capilares glomerulares, pressão hidrostática glomerular, resposta miogênica e feedback túbulo glomerular.
1. Qual dos seguintes itens provocaria aumento do ritmo de filtração glomerular (RFG)? a) hiperproteinemia.
A EPO é responsável pela produção de glóbulos vermelhos (transportam o oxigénio para todos os órgãos e tecidos do organismo). Quando existe Doença Renal os rins não conseguem produzir a EPO em quantidade suficiente e como consequência há uma redução de glóbulos vermelhos surgindo a anemia.
Sua função é vital para a homeostase do volume sanguíneo, pressão arterial e osmolaridade plasmática. É regulada pelo sistema neuroendócrino por hormônios como hormônio antidiurético, aldosterona e hormônio da paratireoide. O néfron é composto de outras estruturas citadas logo abaixo: Corpúsculo renal.
Perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. O sangue oxigenado circula por meio das veias pulmonares, indo dos pulmões ao lado esquerdo do coração, que fará o bombeamento para o resto do corpo.