Quem pensa que a personalização de produtos no ecommerce é só um modismo passageiro se engana. Essa tendência é responsável por atrair novos consumidores e fidelizar os atuais, além de reforçar a presença online e o engajamento do cliente.
Esses dados mostram que os aspectos visuais de um produto influenciam diretamente na venda. Isso acontece principalmente nas lojas físicas, onde os produtos competem com outras opções, muitas vezes já amplamente conhecidas.
Então peça autorização para divulgar os produtos personalizados para os clientes e, quando não conseguir, também podem ser utilizadas tarjas para cobrir apenas dados pessoais, como nomes e fotos.
Pense no Starbucks. Quando você vê alguém com um copo da marca, sabe da onde é, certo? Então, a ideia é que as pessoas batam o olho nos seus produtos e identifiquem de onde eles vêm.
A Netshoes fechou uma parceria com a Nike para a personalização de chuteiras vendidas no site. É possível acrescentar um nome ou uma palavra, além de detalhes como bandeiras de países ou de times no calçado.
A negociação desse tipo de produto é uma excelente oportunidade para as marcas que buscam se aproximar de seu público e consolidar a sua imagem no mercado por meio de um acessório diversificado e durável.
Agora que você já pesquisou os aluguéis, custos de sites e manutenção, valores das máquinas, preço da mão de obra, fornecedores e valores da divulgação, é hora de colocar isso tudo no papel.
Como você viu, alterar a embalagem do produto — seja o formato, material, tamanho ou até mesmo as cores e informações apresentadas — é uma estratégia muito inteligente para aumentar as vendas. O público brasileiro está suscetível a adotar novos produtos considerando esse estímulo.
É por isso que listamos algumas iniciativas que devem ser tomadas para evitar o risco de não ter braço para atender às expectativas do cliente. Mas atenção, leia essas dicas apenas em caso de sucesso do negócio!
Para iniciar um modelo de vendas personalizadas, é importante ir devagar, já que nada impede que haja uma segregação de produtos de linha em parte do ecommerce e a seção de personalizáveis.
Essas melhorias nas experiências se tornaram ainda mais robustas no digital. Se você abrir uma loja virtual, a própria plataforma usada para criá-la pode lhe ajudar a personalizar sua comunicação. Isso porque, esse tipo de sistema consegue coletar automaticamente os dados sobre as pessoas que frequentam e se cadastram no seu site. São eles que dão base a um marketing mais customizado.
Os exemplos para seu e-commerce vão desde as clássicas canecas e capinhas de celular, até as camisetas customizadas, capas para celulares e tablets, impressão de álbuns de fotos montados online pelo cliente, almofadas, papelaria para home office, decoração, etc.
Um empreendedor que busca partir para a personalização de produtos acaba se deparando com dúvidas para a concretização da ideia. Seriam altos o esforço operacional, o custo e a infraestrutura tecnológica necessária para suportar essa estratégia?
Na sua loja Yampi, dentro do menu “Checkout”, você pode personalizar cores e fontes do cabeçalho e elementos da página, além de incluir provas sociais, regras e informações, para que seu cliente fique seguro no momento de fechar a compra.
Antes mesmo de abrir a sua loja virtual, você deve ter feito o dever de casa: trabalhar na construção de marca do seu negócio – o famoso branding.
A personalização aumenta as chances de conquistar mais clientes. E ainda mais, é uma ferramenta poderosa para negócios que ainda são pouco conhecidos no mercado. Gostou de entender como personalizar um produto pode gerar benefícios para a sua empresa? Para receber mais dicas como essas, basta assinar a nossa newsletter: é gratuito!
O objetivo é que o cliente – neste caso, visitante da loja virtual – localize as informações mais importantes para a experiência de navegação, tenha uma boa visualização dos produtos disponíveis e conclua a compra da maneira mais simplificada e intuitiva possível.