Tente respirar fundo, se tranquilizar e lembre-se: não há problema algum se o carro morrer. Caso isso aconteça, religue o motor e saia sem preocupações. Deixar o veículo apagar é comum e acontece também com motoristas experientes que se distraíram por um momento.
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.
De maneira simples, é conseguir manter o veículo parado em aclive (subidas) ou declive (descidas) sem utilizar os freios - usando apenas com os pedais de embreagem e acelerador. O uso desses dois pedais é feito ao mesmo tempo para que o carro se mantenha parado.
comece com o pé no freio e na embreagem e coloque a primeira marcha;
Pare o veículo completamente.
A placa vermelha em formato octogonal e na qual está escrito “Pare” é tipificada como R-1 pelo Detran. Ela é implantada sobretudo para reforçar a obrigação de dar preferência à outra via. Assim, o motorista tem o dever de fazer uma parada momentânea para verificar a oportunidade de passagem.
Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio. Mantenha a aceleração entre 2 e 3 e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.
Dicas para elevar a vida útil da embreagem
Passo a passo para uma baliza correta Engate a ré e comece a movimentar o veículo; Deixe o carro se movimentar até que o seu farol dianteiro esteja alinhado ao para-choque traseiro do carro da frente. Vire o volante no sentido contrário; Por fim, coloque a primeira marcha e dê uma ajeitadinha.
Quando o ponto de referência chegar na quina da calçada, vire o volante com ½ giro para esquerda (lado da rua). Aproxime o carro devagar, mantendo o volante até o meio-fio ficar posicionado entre o ponto de referência e o limite superior do volante (deve ficar no meio exato).
2- Uma regra essencial é sempre dar a ré a baixíssima velocidade, sempre com o pé sobre o pedal do freio, utilizando-o ao mesmo tempo em que acelera com suavidade. Em locais de tráfego intenso de veículos e pessoas, a atenção deve ser redobrada e a velocidade, ainda menor.
Acelere forte, virando a direção para o lado da calçada para sair. Usando o freio de mão: vire o volante para o lado da calçada, solte o freio de mão com a meia embreagem e carro em aceleração. O carro vai subir de ré e a frente do carro estará fora da vaga.