Como paga o INSS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O pagamento será feito através da Guia da Previdência Social (GPS). Nela deverá constar os dados do segurado, seu número de identificação social (NIS), a alíquota e a forma de contribuição. Caso haja alguma dificuldade no preenchimento, o segurado pode acessar o site MEU INSS que ajudará na tarefa.
Como começar pagar INSS?
Aqueles que não são obrigados mas desejam começar a contribuir, devem ter no mínimo 16 anos de idade e são conhecidos como segurados facultativos. Trabalhadores autônomos, chamados de contribuintes individuais, também devem fazer a inscrição pelo site e começar a pagar para estar em dia com a previdência.
Quais são os direitos de quem paga INSS como autônomo?
Se tratando de autônomos que fazem os pagamentos regularmente, O INSS oferece uma variedade de benefícios, entre eles podemos destacar:
Auxílio Doença.
Auxílio Invalidez.
Aposentadoria por idade.
Aposentadoria Especial.
Pensão por Morte.
Auxílio Acidente.
Salário Maternidade.
14 de mai. de 2021
Quem não precisa pagar INSS?
O Facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas mesmo assim deseja ter a proteção da previdência social. Este contribuinte não precisa recolher o INSS, mas pode recolher para preservar os direitos previdenciários como aposentadorias, auxílio-doença e pensões. Não é obrigado a pagar o INSS.