Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
O Judaísmo considera a violação de um mandamento divino como um pecado. O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do Ser. A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o Mal (Gen 8:21) e de incapacidade para escolher o Bem em vez do Mal (Salmo 37:17).
Para as Igrejas que emergiram da Reforma (evangélica, derivada do Evangelho), não há uma única no que tange a denominações, mas há várias denominações cristãs que compõe a única Igreja Cristã (católicos, luteranos, calvinistas, batistas, etc.), espalhadas pelo mundo. Oficialmente, todas elas se consideram equivalentes.
Porque não se trata de um nome próprio, mas de um atributo da comunidade fundada por Jesus. Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus.
A história da Igreja Católica tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo Nosso Senhor e da escolha dos 12 apóstolos com os quais Jesus Cristo mesmo edificou Sua Igreja, escolhendo dentre eles um como principal, o “chefe dos apóstolos”, Simão, que Ele chamou Pedro, que O reconheceu ...
Judeia
O Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, sua hegemonia deve ser relativizada devido ao grande sincretismo religioso existente no país. Entre as tradições populares do catolicismo no Brasil, estão a peregrinação a Basílica de Nossa Senhora Aparecida .
Os países europeus que tradicionalmente pertencem ao catolicismo são: Alemanha. Andorra.