Cocos: bactérias que apresentam formato esférico. Podem ocorrer isoladas ou em agrupamentos. Quando ocorrem aos pares, são denominadas diplococos; quando formam uma cadeia, são denominadas estreptococos; quando se agrupam como um cacho de uva, são chamadas de estafilococos.
Os plasmídeos são estruturas que ajudam a defendê-las da ação de antibióticos, pois possui genes resistentes. No citoplasma também estão presentes inúmeros ribossomos, que produzem proteínas.
São 3 tipos de processos em que há a mistura do material genético: conjugação bacteriana, transformação bacteriana e transdução bacteriana.
Microbiologia é um dos temas que caem em praticamente todas as edições do Enem. Que tal praticar questões de provas anteriores com o Simulado Enem do Beduka? Ele é totalmente gratuito e utiliza o método TRI de correção!
Necessidade de oxigênio: As bactérias são também classificadas pela necessidade que têm do oxigênio para viver e crescer. Aquelas que precisam de oxigênio são chamadas de aeróbicas. Aquelas que não precisam de oxigênio e têm dificuldade de viver ou crescer na presença de oxigênio são chamadas de anaeróbias. Algumas bactérias, chamadas bactérias facultativas, podem viver e crescer com ou sem a presença de oxigênio.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global
A célula bacteriana se envolve de uma camada extremamente espessa e interrompe o seu metabolismo, originando o endósporo, que é capaz de viver em total inatividade por muitos anos.
As bactérias são seres vivos que na maioria das vezes são associados a doenças e decomposição da matéria orgânica, como de alimentos. Entretanto, sabemos que elas também são úteis aos seres humanos. A respeito da estrutura desses seres, marque a alternativa que NÃO indica uma característica presente em bactérias.
Os médicos classificam as infecções bacterianas de acordo com as diversas formas com que classificam as bactérias. Por exemplo, as infecções podem ser classificadas como causadas por bactérias Gram-negativas ou Gram-positivas. Tal distinção é importante, pois o tratamento dos dois tipos pode exigir tipos diferentes de antibióticos.
O material genético é constituído por uma molécula circular de DNA chamada nucleóide, e, em algumas bactérias, pode-se encontrar outras moléculas adicionais de DNA chamadas plasmídeos.
Na conjugação bacteriana há transferência direta de DNA de uma bactéria a outra, através das fímbrias sexuais, que são filamentos mais longos que as fímbrias normais.
Bactérias resistentes também podem ser transmitidas dos animais para as pessoas. Bactérias resistentes são comuns entre animais de fazenda porque os antibióticos são muitas vezes dados rotineiramente a animais saudáveis para prevenir infecções que podem prejudicar o crescimento ou causar doença. Muitos países proibiram o uso de antibióticos em animais para reduzirem os riscos de:
É isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer a faculdade dos seus sonhos pagando pouco. São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!
Outras bactérias desenvolvem resistência a medicamentos porque elas adquirem genes de outras bactérias que se tornaram resistentes ou porque seus genes sofrem mutação. Por exemplo, logo depois que a penicilina foi introduzida em meados da década de 40, algumas bactérias Staphylococcus aureus isoladas adquiriram genes que tornaram a penicilina ineficaz contra elas. As cepas que possuíam esses genes especiais tinham uma vantagem de sobrevida quando a penicilina foi comumente usada para tratar infecções. As cepas de Staphylococcus aureus que não tinham esses genes novos foram mortas pela penicilina, permitindo que o restante das bactérias resistentes à penicilina se reproduzisse e se tornasse mais comum ao longo do tempo.
Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa que as protege contra certos antibióticos. Quando perturbada, essa membrana libera substâncias tóxicas chamadas de endotoxinas. As endotoxinas contribuem para a gravidade dos sintomas durante infecções com bactéria Gram-negativas.
Embora não realizem reprodução sexuada, as bactérias podem realizar processos de recombinação genética em que produzem novos indivíduos com características diferentes do indivíduo original.
Bactérias são microrganismos vivos unicelulares e procariontes que fazem parte do Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológico. Neste resumo vamos te explicar o que são as bactérias e muito mais!
→ Nucleoide O nucleoide, também chamado de cromossomo bacteriano, é a região onde se encontra o DNA do organismo procarionte. No nucleoide, o DNA apresenta-se geralmente como uma única molécula de DNA dupla fita circular.
As bactérias vivem dentro e fora do organismo humano. Mais do que no banheiro ou na cozinha, estão na nossa pele, na boca e no intestino. “Normalmente vivem em paz conosco e, inclusive, são úteis, ajudando na nossa digestão.
As bactérias são micro-organismos procariontes encontrados em todas as regiões do mundo. ... As bactérias heterotróficas se alimentam de moléculas orgânicas oriundas de outros seres vivos e dependendo da procedência de tais moléculas, as bactérias podem ser classificadas em saprófitas, ou decompositoras, e parasitas.
Nas bactérias Gram-negativas, tem uma parede celular menos espessa e compostas por: Peptidioglicano: Responsável pela forma mais rígida das células e pela proteção do citoplasma contra às diferenças na pressão osmótica; Lipoproteínas: Responsável por estabilizar a membrana externa e fixá-la à camada de peptidioglicano.
A formação da parede celular ocorre no final da telófase, com o surgimento da placa celular, que dará origem à lamela média e parte da membrana plasmática das duas células-filhas, por ela separadas; durante a formação da parede primária e da lamela média, elementos do retículo endoplasmático ficam retidos entre as ...