Como interpretar Por exemplo, se o giro do ativo for de 0,80, significa que a empresa tem produzido R$ 0,80 por ano para cada real de ativos possuídos por ela, segundo o My Accounting Course. Valores maiores são melhores, pois indicam que a empresa está gerando mais renda sobre os ativos.
Ou seja, a finalidade do cálculo do giro do ativo é mensurar se uma organização está utilizando de forma correta o seu ativo (estoque, bens, investimentos etc.), para que seja possível gerar riqueza por meio da comercialização de seus serviços ou produtos.
Como vimos, o giro do ativo (GA) é uma comparação de quanto a empresa vende – seja em produtos ou serviços – em relação ao total de ativos que ela possui. Isso faz com que a fórmula para realizar o cálculo do giro do ativo seja a seguinte: GA = Receita Líquida / Total médio de ativos.
Como aumentar o capital de giro: 6 formas
Já o total médio de ativos é basicamente uma média de todos os ativos. Para calculá-lo é ainda mais simples: basta somar o valor de todos os ativos do ano e dividi-los por 12. Quanto maior for essa métrica, melhor.
O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante. A definição de ativo na contabilidade é o conjunto de bens e direitos da organização.
O cálculo do Retorno sobre o Ativo é bastante parecido com o ROI. A diferença é que enquanto neste último o lucro é dividido pelo investimento realizado, no ROA o lucro é dividido pelo Ativo Total da empresa. Dessa forma, a fórmula para se chegar no resultado é: ROA = (Lucro Líquido / Ativo Total) x 100.
ROE = Lucro líquido ÷ Patrimônio líquido Ao calcular o ROE, você deve considerar o lucro líquido relativo ao ano fiscal completo. Isso quer dizer que deve considerar o valor antes do pagamento dos dividendos aos investidores que possuem ações ordinárias, mas depois dos dividendos pagos para ações preferenciais.
Como calcular o ROA? Para calcular o ROA é necessário saber qual foi o lucro líquido da empresa e o valor de seus ativos. Essas informações estão disponíveis no balanço financeiro de empresas de capital aberto.
Portanto, para chegar à rentabilidade real de um investimento, é necessário subtrair o percentual da inflação no período do investimento. A fórmula é a seguinte: (1 + rendimentos) / (1 + inflação) – 1.
Para calcular a rentabilidade da empresa, é preciso dividir o lucro alcançado em um período de tempo pelo valor do capital inicial aplicado.
Enquanto a lucratividade relaciona o lucro líquido com a receita total do negócio, a rentabilidade associa o mesmo lucro ao valor investido no empreendimento para saber se vale mesmo a pena.
A porcentagem de lucro ideal para cada empresa depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de atuação. Especialistas afirmam que para as empresas de serviços o ideal é trabalhar com uma margem a partir de 20%, bem superior aos 8% da indústria, que possui algumas variáveis mais específicas.