O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por “u”. 1 u equivale a um doze avos (1/12) da massa de um átomo de carbono-12 (isótopo natural do carbono mais abundante, que possui seis prótons e seis nêutrons, ou seja, um total de número de massa igual a 12).
24,305 u
O número de prótons é o número atômico (Z), e como o átomo está neutro, o número de prótons é o mesmo número de elétrons. Então o número de elétrons e prótons do: Kr: 36 / Ni: 28 / K: 19. OBS: O número atômico (Z) sempre será menor que o número da Massa (A). Ou seja, os números maiores são a massa.
Já que a grande maioria da massa de um átomo é encontrada em seus prótons e neutros, subtrair o número de prótons (ou seja, o número atômico) da massa atômica lhe dará o número calculado de nêutrons no átomo....N = M – n.
Na tabela periódica, a família dos calcogênios se refere ao grupo VI-A. A família dos calcogênios é formada pelos elementos: Oxigênio, Enxofre, Selênio, Telúrio e Polônio. Todos os elementos dessa família se caracterizam por apresentarem propriedades semelhantes, como por exemplo: possuem número de oxidação – 2.