A prova da Unesp é dividida em 90 questões objetivas, com 30 perguntas para cada área do conhecimento avaliada no vestibular — Humanas, Ciências da Natureza e Exatas. O candidato tem apenas três minutos para resolver cada questão, pois o tempo total é de 4h30, ou seja, a otimização do tempo é fundamental.
A primeira chamada do Vestibular 2021 será liberada no dia 19 de março, a partir das 10h, e as matrículas serão recebidas até o dia 22. Para mais informações acesse o site da Vunesp ou consulte o Manual do Candidato.
Neste ano, a segunda fase será feita em apenas um dia, com uma prova constituída de 60 perguntas específicas objetivas e uma redação. O curso com maior concorrência no vestibular deste ano é o de medicina, ministrado na cidade de Botucatu, com 310,7 candidatos por vaga.
8 de maio
8 de maio
A segunda fase do vestibular Unesp, tem a aplicação da prova de conhecimentos específicos, mais uma redação. A segunda fase é realizada em dois dias. O Primeiro dia conta com a presença de 12 questões discursivas na área de humanidades, mais uma redação.
Como falamos anteriormente, a segunda fase do vestibular Unesp 2021, será composta por 60 questões de múltipla escolha e uma redação. Primeiramente, o que você precisa saber é que a prova será dividida em áreas específicas. Sobretudo que são elas: linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.
A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas, Ciências Humanas/Artes).
Dicas para gabaritar na Vunesp
A Unesp não calcula a nota de cada candidato com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), como acontece no Enem. A conta feita na prova da 1ª fase é a seguinte: número de respostas certas X 100/ 90. A maior nota que o participante pode tirar é 100.
A maior nota mínima para aprovação foi para o curso de Medicina, no campus de Botucatu: os estudantes precisaram acertar 75 das 90 questões na primeira fase para seguirem à próxima etapa da seleção.