O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
Esse processamento é utilizado na elaboração de mapas de susceptibilidade (potencial/risco), onde o valor obtido por cada pixel, após as operações algébricas, pode ser classificado em níveis de susceptibilidade (baixo, médio, alto).
Geoprocessamento é um procedimento integrante dos SIGs (Sistema de Informações Geográficas) e baseia-se em selecionar e trabalhar em torno de imagens de satélite e fotografias aéreas para a produção de mapas e representações cartográficas em geral.
O Geoprocessamento trata-se da utilização de tecnologias para o uso de informações geográficas. ... O Geoprocessamento é utilizado por diversas áreas como cartografia, planejamento urbano, análise de recursos naturais etc.
O Geoprocessamento, como o próprio nome se refere, define-se pelo processamento de dados e informações referenciadas geograficamente (georreferenciados) voltados a um objetivo específico, sob escalas espaciais e temporais.
Se você se interessou pela profissão, saiba que o caminho para construir uma carreira de sucesso na área de geoprocessamento é investir em capacitação. Isso envolve conhecimentos, tanto práticos quanto teóricos, em cartografia, GIS, análise espacial, gerenciamento de banco de dados, tecnologias web e programação.
R$ 2.
O profissional tecnólogo em Geoprocessamento é capacitado para a utilização de sistemas de sensoriamento remoto na produção e interpretação das imagens para coleta de dados para a confecção de mapas, sobre uma região, imóveis urbanos e rurais.
Realiza coleta de informações geoespaciais e processamento de dados cartográficos para elaboração de mapas georreferenciados, cartas topográficas e plantas e entendimento de fenômenos urbanos e ambientais.
Além disso, o gestor ambiental pode seguir a área acadêmica, ministrando aulas em universidades e fazendo pesquisas, e organizar projetos de educação ambiental em escolas e comunidades. Consegue também atuar em ONGs, institutos de pesquisa e empreendimentos de agricultura familiar.