Como feito o clculo da Taxa Referencial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
R = (a + b) x TBF A variável a é o valor fixo de 1,005, que foi definido no momento da criação da taxa referencial. O intuito é fazer com que a TR não tenha valores negativos. Enquanto isso, o b é dependente do resultado da TBF e é divulgado mensalmente pelo Banco Central.
Como é o cálculo da TR?
TR = 100 x [ (1 + TBF)/R) – 1] Para encontrar o valor de R, é necessário fazer usar a fórmula abaixo.
Quem define a TR?
A organização responsável pelos valores da TR é o Banco Central do Brasil (BACEN). Para saber como calcular a taxa referencial de juros, a partir de fevereiro de 2018, essa entidade se baseia nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN). Nessa fórmula: é o redutor.
Quem divulga a TR?
Essa é uma convenção do próprio Banco Central. Então, é por isso que você talvez nunca tenha visto uma tabela TR com valores negativos. Nesses casos, o BACEN divulga o percentual sempre zerado (como ocorreu em vários meses de 2018).
Quem criou a TR?
O que é e para que serve a Taxa Referencial (TR)? Nesse contexto, a administração do então presidente Fernando Collor decidiu criar a Taxa Referencial (TR) como medida de proteção do poder de compra da moeda — à época, o cruzeiro. O objetivo era estabelecer um parâmetro para correção monetária.