“A videolaparoscopia é realizada através de um corte na região do umbigo. Por ele, o médico cirurgião pediátrico insere uma pequena câmera de vídeo e pode avaliar onde e como está o testículo não descido. A partir daí, o procedimento cirúrgico pode ser melhor planejado.” – Dra.
A criptorquidia é uma situação em que os testículos do bebê não descem para o escroto, permanecendo na região abdominal, o que pode aumentar o risco de hérnias, torção e câncer de testículo. Normalmente, os testículos descem para o escroto nos últimos meses de gestação, podendo também acontecer até os 3 meses de vida.
Uma causa congênita (presente desde o nascimento) que é causa comum de infertilidade masculina e que pode ser tratada ainda na pequena infância é a criptorquidia. Um dos motivos da criptorquidia poder levar à infertilidade é o aumento de temperatura quando o testículo se encontra no canal inguinal. ...
O fato de perder um testículo geralmente não tem efeito sobre a capacidade do homem de ter ereções e manter relações sexuais. Se ambos os testículos são removidos, as células espermáticas não podem ser produzidas e o homem torna-se estéril.
Portanto pode-se chamar a varicocele de varizes na bolsa testicular, que pode provocar prejuízo para a produção de espermatozoides e em última consequência infertilidade.
Não! A varicocele não interfere com exercício. Porém pode causar dor e desconforto.
A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas. É uma condição mais comum em homens entre 15 e 25 anos, sendo a idade o único fator de risco associado ao problema.