Dar uma aula remota pode ser um grande desafio para os professores. É preciso ter muita paciência, criatividade e adaptação para todas as fases do processo, inclusive para montar o plano de aula remota.
Definida a plataforma, o segundo passo principal deve ser assinalar o conteúdo e os objetivos da aula. Esses são basicamente os guias orientadores que vão direcionar o andamento da sessão
Ter um bom plano de aula remota configura uma ferramenta indispensável para quem quer oferecer conteúdo relevante e atrativo, promover a interação dos alunos e proporcionar uma ótima experiência de ensino.
Você não precisa ter grandes conhecimentos em tecnologia para oferecer uma boa aula online. Porém, também não deve ter medo dela, visto que esse receio pode interferir em sua performance.
Além disso, a possibilidade de desligar a câmara pode deixar o aluno ainda mais à vontade a apenas “fingir estar presente”, quando na verdade está navegando em redes sociais ou vendo algum vídeo no YouTube diverso do tema da aula.
No contexto atual da pandemia do Coronavírus, o EAD representa mais do que isso, visto que configura uma necessidade e a única alternativa para estudantes dos mais variados níveis.
No caso de um bom plano de aula online, o professor tem à disposição uma grande variedade de recursos para elaborar uma estrutura de ensino organizada e que consiga deixar os alunos mais atentos.
Apresentando várias funcionalidades, como aulas com chat em tempo real, fórum público para gerar conteúdos e fórum fechado apenas para professores e alunos matriculados, a EAD Plataforma também permite que você aplique provas e emita certificados.
Se você for um professor subordinado às diretrizes formais do cronograma de uma escola, você deve adequar os conteúdos na quantidade de aulas necessárias para que ele seja bem frisado pelos alunos.
Um grande benefício de utilizar o WhatsApp nesse contexto é exatamente esse: criar grupos que podem ser utilizados por uma turma para troca de arquivos, mensagens e até mesmo realização de atividades.
Especialmente no modelo remoto, é uma prática recomendada ter a colaboração da família para fazer essa avaliação. Há atividades em que apenas os pais podem ver, de fato, o desempenho dos estudantes, já que no modelo remoto são eles que estão mais próximos deles.
Nesse quadro, é importante trazer recursos visuais, como slides. Também faz muito sentido incluir exemplos do cotidiano e outros elementos mais descontraídos, como filmes e livros e, assim, aproximar o aluno sobre o tema da aula.
Um mito comum é o das pessoas acreditarem que o EAD não apresente tanta seriedade e comprometimento como o ensino tradicional. Ledo engano! Isso porque ele pode ser tão efetivo quanto, como mostram os relatos de diversos educadores em matéria publicada pelo UOL.
Caso a sua escola utilize um sistema de ensino, uma dica é verificar se ele disponibiliza avaliações em formato digital, como atividades de fixação e reforço, provas e simulados.
Uma dica aqui é ensaiar como será sua abordagem e cronometrar o tempo, pensando também não só sobre o seu processo, mas também reservando um tempo para perguntas e interações.