Com serragem na panela Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para isso. Na peneira ou grelha, coloque o alimento a ser defumado. Tampe (se não tiver tampa, abafe com alumínio) e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento.
O haddock é uma espécie de peixe da mesma família do bacalhau. Fresca, a sua carne é branca e com sabor delicado. Tradicional nos países nórdicos, lá o haddock fresco é levemente desidratado em salmoura e após, defumado com madeiras especiais que deixam o seu sabor diferente e gostoso.
Para um defumado mais acentuado, o tempo de defumação deve ser entre 4 e 7 horas, dependendo do tipo de produto que se quer obter, por exemplo, filés, peixes inteiros, espalmados e costelas.
Coloque os filés sobre a grelha, com a pele para baixo, tampe e deixe defumando entre 20 minutos e 1 hora também. Neste caso, se a forma de pizza fosse menor, dando mais abertura para a fumaça da serragem, o tempo para defumar seria menor.
Modo de Preparo - Peixe Curado, Purê de Limão Siciliano e Um Vinagrete de Algas Marinhas com Beldroega
Tempere com um pouco de sal nos legumes (lembre-se que o peixe e a batata já estão temperados e que a azeitona é salgada). Espalhe as azeitonas e a salsinha por cima. Regue com o azeite. Cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno por 50 minutos, até que o peixe esteja cozido.
Modo de Preparo
O peixe é primeiro “amanhado”, processo de tirar as tripas do peixe, depois é lavado e passado por uma salmoura feita com água e sal grosso. Por fim é aberto ou escalado, estendido nos paneiros e posto ao sol. A secagem dura cerca de 2 a 3 dias, dependendo das condições atmosféricas.
Passe sal grosso em toda a superfície do peixe com as mãos. Para cada quilo, calcule 1 xícara de sal. Coloque o peixe sobre uma grade, dentro de uma assadeira. Leve à geladeira coberto com filme plástico, de um dia para o outro.
Se o peixe picado cru é mais salgado, então este problema não será difícil de consertar. É suficiente adicionar uma pequena quantidade de um ingrediente sem sal adequado à moída - cebola, cenoura, embebida em leite, pão ou batatas raladas.
A dupla açúcar e vinagre vai te salvar O processo aqui é bem simples também. A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.
Simplesmente, água. Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.
Método Rápido:
Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto. Agora, lave a carne novamente em água corrente e prove um pedacinho.
Chegou à conclusão de que era pura química dos alimentos. Como o sal que está na carne seca é bem fraco, devido ao tempo, o sal novo com todas as suas propriedades "chama o sal da carne para água". E aí da-se a mágica química.
2- Método “urgente”
Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
A água tem que ficar gelada e ser trocada ao menos 2 vezes durante a dessalga. Passado o tempo, prove um pedacinho para ver se a carne dessalgou. É aconselhável que tenha um pouco de sal para dar sabor. Dessalga à jato: colocar a carne numa panela com bastante água, levar ao fogo e deixe por 10 minutos fervendo.
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer. Pode ser descongelada diretamente no micro-ondas ou no fogo.
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
Modo de Preparo
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.
O método mais antigo é a cura à seco, que constitui na aplicação dos agentes de cura na forma seca sobre a superfície da carne. É um processo lento. Outro processo é a cura por imersão em salmoura, onde as peças são submersas em uma solução formada pelos componentes de cura dissolvidos em água.
Modo de Preparo: A salmoura deve ter de 24°C a 25°C do salômetro (25 Kg de Sal para cada 100 Litros de água). A Carne deve permanecer na salmoura durante 50 a 60 minutos, sendo necessário dentro deste período movê-la lentamente com pás ou mecanicamente de forma que fique sempre submersa na salmoura.
DICA DE RECEITA