EQST

Como Fazer Anamnese Em Gestante?

Como fazer anamnese em gestante?

Como toda a anamnese, deve ser iniciada com a identificação e posteriormente a queixa principal, seguida da história da doença atual (HDA), interrogatório sintomatológico dos diversos aparelhos (ISDA), antecedentes familiares e pessoais.

Como realizar exame físico na gestante?

O exame físico obstétrico inicia-se com a inspeção obstétrica, que será realizada na sequência cefalocaudal. Após a inspeção, deve haver a mensuração da altura uterina para averiguação do crescimento do útero para posterior comparação com a idade gestacional da gestante.

O que avaliar na gestante?

Durante as consultas subsequentes, é importante a avaliação da pressão arterial e do peso. O exame obstétrico deve focar o tamanho uterino, a altura do fundo (em cm acima da sínfise púbica), os batimentos cardíacos fetais, a dieta e o ganho de peso materno e o bem-estar geral.

O que o enfermeiro faz na consulta de Pré-natal?

Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame citopatológico.

Como fazer toque vaginal na gestante?

Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor.

Como se poderia avaliar a altura da apresentação do feto ao exame físico?

Figura: 1.3: A avaliação da altura uterina é feita com fita métrica. A ausculta de BCF pode ser feita a partir de 12 semanas de gestação, com o objetivo de avaliar a vitalidade fetal, por meio do ritmo e da regularidade dos batimentos cardíacos do feto.

Como avaliar edema em gestantes?

Um edema discreto é esperado, mas mesmo assim deve ser avaliado por um obstetra. Quando o acúmulo de líquidos é excessivo e vem acompanhado de aumento na pressão arterial ou perda de proteínas pela urina , é um sinal de alerta para a gestante. Estes sintomas podem indicar uma pré-eclâmpsia .

Quais teste e ou avaliação exame físico para saber se paciente está gestante?

Exame Físico Específico: gineco-obstétrico − exame de mamas (orientado, também, para o aleitamento materno); − medida da altura uterina; − ausculta dos batimentos cardiofetais (entre a 7ª e a 10ª semana com auxílio do Sonar Doppler, e após a 24ª semana, com Pinard).

Como fazer toque em gestantes?

Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor.

Quais os critérios a serem seguidos durante o Pré-natal?

No Brasil, o Ministério da Saúde define como padrão de adequação do pré-natal os critérios estabelecidos pelo PHPN que incluem a realização da primeira consulta até o quarto mês de gestação, número mínimo de seis consultas e uma consulta de puerpério até 42 dias após o nascimento 11. Brasil.

Quais os cuidados de enfermagem devem ser realizados na primeira consulta?

Na primeira consulta é realizada a anamnese que aborda desde aspectos epidemiológicos até a situação da gravidez atual, seguido do exame físico que deve ser geral e específico (gineco-obstétrico) e solicitando exames complementares para um atendimento amplo e completo durante o pré-natal.

Como é feito o exame pélvico na gravidez?

O objetivo da análise pélvica é avaliar a estrutura da vagina e do colo do útero. Para fazê-la, a paciente deve estar deitada e com as costas apoiadas. Então, o profissional de saúde introduz os dedos indicador e médio, sempre cobertos por luva descartável, na vagina da mulher.

Como é feito o exame de toque?

O exame de toque retal feito pelo médico Urologista visa analisar o tamanho e superfície da próstata, através da parede do reto. Para isso, o profissional introduz o dedo indicador no ânus do paciente, com luva lubrificada, que ajuda a diminuir o desconforto.

Quais apresentações fetais na manobra de Leopold podem ser encontradas pelo o profissional?

A partir dessa manobra, já dá para prever qual é a apresentação fetal, uma vez que essa é a situação. Assim, se for palpado o polo pélvico, a apresentação é cefálica, assim como, se for palpado o polo cefálico, a apresentação será pélvica.

Como avaliar grau de edema?

AVALIAÇÃO DO EDEMA pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão ("cacifo") formada não se desfizer imediatamente após a descompressão. Classificar de + a 4+. Indica o grau de congestão.

O que causa edema em gestantes?

O que causa o inchaço na gravidez? O inchaço ou edema é causado pela pressão que o útero exerce nas veias pélvicas e cava (aquela que recebe sangue dos membros inferiores). Isso traz uma desaceleração da circulação.

Como avaliar as contrações uterinas?

Dinâmica uterina (DU) – é um importante critério de avaliação do trabalho de parto, pois esta varia de acordo com os períodos clínicos do trabalho de parto. É avaliada através do exame do tônus uterino durante um período de 10 minutos, no qual a mão do examinador deverá permanecer espalmada na região do fundo do útero.

Quais são os exames de Pré-natal solicitados na primeira consulta?

Primeiro Trimestre: Quais os primeiros exames de pré natal?
  • Tipagem sanguínea e fator Rh;
  • Teste de Coombs indireto nas pacientes Rh negativo;
  • Hemograma;
  • Urina tipo I;
  • Urocultura e antibiograma;
  • Glicemia de jejum;
  • Exame parasitológico de fezes;
  • Citologia cérvico-vaginal (Papanicolaou);
Mais itens...•23 de nov. de 2020

Quando é feito o exame de toque na gravidez?

A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.