EQST

Como E Porqu Ler Os Clssicos Universais?

Como e Porquê ler os clássicos universais?

Os grandes textos da escrita universal permitem ao leitor descobrir mais sobre a alma, o mundo e os recursos estilísticos da língua. Só as obras bem escritas passam para a posteridade, tornam-se fonte de conhecimento - e não apenas de entretenimento - e, enfim, podem ser chamadas de clássicos.

Por que ler os clássicos resumo?

Os clássicos são aqueles livros dos quais, em geral, se ouve dizer: “Estou relendo … ” e nunca “Estou lendo … “. ... Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, mimetizando-se como inconsciente coletivo ou individual.

Como ler os clássicos?

Clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem pra dizer, segundo Italo Calvino. Seu conteúdo depende do momento histórico em que o leitor o lê e do momento existencial que ele atravessa, além, claro do que o autor colocou no livro.

Como e Porquê ler os clássicos Ana Maria Machado?

Ana Maria Machado, em seu livro “Como e por que ler os clássicos desde cedo” (2002), defende que os clássicos sejam lidos (ou narrados) para os pequenos desde cedo. Não como algo propositalmente instrutivo, mas como compartilhamento da memória afetiva de quem – contar histórias como ato de amor.

Por que é importante ler literatura?

Além da diversão garantida e de ser a maneira mais eficiente de transmitir conhecimento entre dois cérebros, ler também pode ser tão bom quanto sexo. Mas agora pesquisadores descobriram que a literatura podem tornar as pessoas mais emocionalmente inteligentes do que outras.

Por que ler os clássicos Ana Maria Machado?

Ana Maria Machado, em seu livro “Como e por que ler os clássicos desde cedo” (2002), defende que os clássicos sejam lidos (ou narrados) para os pequenos desde cedo. Não como algo propositalmente instrutivo, mas como compartilhamento da memória afetiva de quem lê – contar histórias como ato de amor.

Por que os clássicos Mesmo depois de tanto tempo de sua publicação continuam a fascinar leitores?

E, por que os clássicos, mesmo depois de tanto tempo de sua publicação, continuam a fascinar leitores? ... Essa característica faz com que um leitor, que vai ler um texto que foi escrito há 20 anos, possa – apesar da disparidade temporal – se identificar com a história.

Como ler os clássicos 2?

ClÁssicos II O Prometeu de Ésquilo e a dialética do fogo, maior metáfora da técnica. A Fedra, de Sêneca e a violência da paixão e da natureza versus a busca da justa medida estoica. Goethe , do amor romântico como impossibilidade em Werther as afinidades eletivas como a química sutil desse mesmo amor.

Por que ler os clássicos infantis?

Mas por que continuar a ler os clássicos infantis para nossos pequenos e pequenas? Essas histórias, que vieram de muito tempo atrás, dos tempos em que a oralidade prevalecia, nos conectam com o nosso lado mais sensível e mais humano. Nos trazendo importantes lições e reflexões sobre a nossa essência.

O que é e qual a importância da literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Por que lemos literatura?

Lemos porque queremos entender a realidade de outro ponto de vista ou porque precisamos fugir dela por um momento para voltar mais lúcidos. Lemos livros de ficção porque queremos saber como os outros vivem, enfrentam os problemas, como vencem ou como sucumbem. ... Por isso, os livros foram chamados de “bons amigos”.

Por que ler os clássicos especialmente Machado de Assis?

A magia do clássico é que ele consegue descrever com muita precisão as pessoas e os sentimentos humanos. Por isso, dizemos que são universais e atemporais, ou seja, independente de quanto tempo você o leia depois que ele foi publicado, a essência da obra continua bastante atual.

Qual Odisseia ler?

I. Contudo, se você procura ler respeitando a cronologia da mitologia à qual pertencem essas duas histórias clássicas, comece pela Ilíada, história que aconteceu antes dos eventos cantados na Odisseia.