EQST

Como Diferenciar O Efeito Da Competiço Do Efeito Da Alelopatia?

Como diferenciar o efeito da competição do efeito da alelopatia?

O que diferencia a alelopatia da competição entre plantas é o fato de esta competição reduzir ou remover do ambiente um fator de crescimento necessário a ambas às plantas (luz, água, nutrientes, etc.), enquanto a alelopatia ocorre pela adição de um fator ao meio.

O que é alelopatia de plantas daninhas?

Alelopatia é o fenômeno que uma planta exerce sobre outra planta, inibindo sua germinação, crescimento e/ou o seu desenvolvimento. ... As plantas daninhas competem com a cultura por água, luz, nutrientes e espaço físico, resultando em perdas de produção.

Como a alelopatia pode interferir no desempenho de plantas cultivadas?

As substâncias alelopáticas liberadas por uma planta poderão afetar o crescimento de outra e até mesmo inibir a germinação das sementes de outras espécies vegetais. Um dado composto químico pode ter efeito inibitório ou estimulante, dependendo da concentração do mesmo no meio ambiente (Rezende et al., 2003).

Quais os tipos de alelopatia e qual a diferença entre eles?

De acordo com Miller (1996) o efeito alelopático pode ser classificado em dois tipos: autotoxicidade é um mecanismo intraespecífico de alelopatia que ocorre quando uma espécie de planta libera determinada substância química que inibe ou retarda a germinação e o crescimento de plantas da própria espécie; ...

Qual a importância de saber o conceito de alelopatia para as grandes culturas?

Os efeitos alelopáticos sugerem a possibilidade de aumento da eficiência de controle de espécies daninhas a campo e redução no número de aplicações de herbicidas, dada a redução da sobrevivência das sementes no solo.

O que é alelopatia negativa?

A alelopatia é o conjunto de efeitos negativos que as plantas daninhas causam sobre o crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas, ocorrendo através da liberação de substâncias químicas no ambiente.

Como ocorre a alelopatia entre plantas?

A alelopatia é um fenômeno que ocorre nas relações entre plantas, na qual pode ser positivo, negativo ou neutro, a uma ou mais espécies envolvidas. ... Essa, aliás, é uma interação entre plantas, que motivadas pelo instinto de sobrevivência acabam influenciado o crescimento e desenvolvimento de outras espécies.

Quais são as maneiras prováveis de liberação de compostos alelopáticos pelas plantas?

As substâncias alelopáticas são liberadas dos tecidos vegetais por vola- tilização, lixiviação, exsudação radicular e pela decomposição de resíduos vegetais (Rice, 1984). ... da parte aérea das plantas, pela chuva ou orvalho, e carregados até o solo.

O que são os aleloquímicos e como podem ser liberados no ambiente pelas plantas?

Os compostos químicos liberados pelas plantas ou microrganismos no ambiente e que causam efeitos benéficos ou deletérios sobre outras plantas ou microrganismos são denominados de substancias alelopáticas, agentes aleloquímicos ou simplesmente aleloquímicos, ou produtos secundários (Carvalho, 1993).

O que é Cairomonio?

Cairomônios: é um composto ou uma mistura de compostos que favorecem a espécie receptora, causando desvantagem ou danos para o emissor. São geralmente produzidos por uma presa e percebidas pelo predador.

Em quais formas as substâncias alelopáticas podem ser liberadas pelas plantas?

As substâncias alelopáticas podem ser liberadas dos tecidos da planta para o ambiente por meio da volatilização, exsudação radicular, lixiviação e decomposição de folhas ou de outras partes da planta.

Qual a importância da alelopatia?

A alelopatia tem sido reconhecida como um importante mecanismo ecológico que influencia a dominância vegetal, a sucessão, a formação de comunidades vegetais e de vegetação clímax, bem como a produtividade e manejo de culturas.

Como a alelopatia pode ser utilizada no melhoramento genético de plantas?

Nestes casos, exsudados alelopáticos são liberados para suprimir plantas daninhas, patógenos e insetos, tendo como exemplo o centeio (Secale cereale) e sorgo (Sorghum bicolor). A alelopatia pode também ser usada em consorciações, como é o caso de braquiária (Urochloa ruziziensis) nas entrelinhas de pomares de citros.

Quais são as vias de liberação dos aleloquímicos?

Liberação dos Aleloquímicos no Ambiente As substâncias alelopáticas são liberadas dos tecidos vegetais por vola- tilização, lixiviação, exsudação radicular e pela decomposição de resíduos vegetais (Rice, 1984).