EQST

Como Contabilizar O Imposto Diferido?

Como contabilizar o imposto diferido? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como contabilizar o imposto diferido?

Dessa forma, o imposto diferido entra como um formato de apuração ideal para a contabilidade que privilegia o regime de competência. O fator indispensável para ele ser utilizado é que o lucro a ser tributado é contabilizado em regime de caixa (creditado em conta) apenas no ano seguinte ou mais de um ano.

Como funciona imposto diferido?

Para exemplificar, podemos destacar o imposto diferido quando a receita da empresa foi já contabilizada, mas ainda não recebida, como é o caso dos contratos de construção ou o fornecimento de bens ou serviços disponibilizados a longo prazo. Assim, o imposto diferido não altera o lucro líquido da empresa.

O que é IRPJ corrente é diferido?

Tais adequações ocasionam o lucro fiscal, base para aplicações das alíquotas do imposto de renda devido do período, ou seja, o imposto corrente. ... Ainda, é possível compensar essa base com prejuízos anteriores antes da aplicação das alíquotas.

O que é uma receita diferida?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

O que é ativo fiscal?

Ativos Fiscais, ou Ativos Fiscais Diferidos, são valores de tributos recuperáveis em exercícios futuros sobre os lucros relacionados a diferenças temporárias e compensação futura de prejuízos fiscais ou créditos fiscais.

Onde classificar receita diferida?

Com base no art. 299-B da Lei n° 6.407/76 as Receitas Diferidas deverão ser classificadas no Passivo não Circulante independentemente do prazo a que se referem.

Como classificar receita diferida?

Receitas acumuladas são as receitas obtidas, mas que ainda aguardam pagamento. Elas aparecem como contas a receber, uma conta do ativo. Receitas diferidas ocorrem quando você foi pago antecipadamente por um cliente, mas ainda não terminou o trabalho. Elas aparecem no balanço patrimonial como um passivo.