Para a elaboração de trabalhos acadêmicos, a norma utilizada da ABNT (Associação brasileira de normas técnicas) é a 14724. Essa norma especifica, em detalhe, qual a estrutura e os elementos que o trabalho deve conter.
As normas ABNT costumam gerar alvoroço entre os estudantes, especialmente devido à quantidade de regras e especificidades exigidas para a formatação de trabalhos científicos.
Mas cuidado, essa flexibilização deve ser usada apenas para fontes sem paginação. Para as demais fontes, em citações diretas continue sempre colocando o número da página de onde você retirou o trecho.
Clique no final da frase que você deseja citar, vá até a guia Referências e, no grupo Citações e Bibliografia, clique em Inserir Citação. Na lista de citações em Inserir Citação, selecione aquela que você deseja usar.
A fonte padrão definida pela ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos é a Arial. A fonte Times New Roman também é aceita, no entanto não é possível utilizar as duas fontes em um mesmo trabalho. O tamanho da fonte deve ser 12 e o tamanho 10 quando se tratar de referência, citação, legenda ou tabela.
A ABNT é a sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável por cuidar das diferentes normatizações do país.
Como Fazer Citações no TCC nas Normas da ABNT
O apêndice e o Anexo devem conter a palavra APÊNDICE ou ANEXO, seguida de letra maiúscula (em ordem alfabética), travessão (—) e título. O título do apêndice e do anexo devem ser centralizados.
Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
A citação deve ser feita seguindo a seguinte ordem: nome do autor e ano. Exemplo: (HERCULANO, 2021) ou Herculano (2021); Quando a citação é realizada no início ou no meio do parágrafo, o sobrenome deve ser grafado somente com a primeira letra maiúscula e a data deverá ser escrita entre parênteses.
A citação de citação também pode ser chamada de apud, que é utilizado como sinônimo de “citado por”. É quando você transcreve literalmente a parte de um texto, sem modificá-la.
É mais raro de ser usado, mas não há problema algum em utilizar vídeos, filmes ou documentários como fonte de pesquisa. Quando você precisar referenciá-los as orientações da ABNT são assim:
E todas as regras têm um motivo para ser assim, ok? As margens da esquerda, por exemplo, são mais largas para não correr o risco de cortar parte da impressão no encadernamento.
Doutoranda em Sociologia pela UFSC. Acredita no poder transformador das trocas e afetos que circulam no ambiente científico. Comprometida com a construção de uma ciência mais plural, humana e socialmente justa.
TÍTULO do Filme – Indicação de responsabilidade – Outras indicações de responsabilidade – Local: Produtora, ano. Duração em minutos, sistema de reprodução, indicação de som (legenda ou dublagem), indicação de cor, largura em milímetros.
O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.
Nesse sentido, cada pessoa universitária pode escolher entre esses dois tipos. No entanto, algumas universidades estabelecem um padrão de modelo de trabalho. Por consequência, optam por um dos tipos de fonte como um padrão.
Referência é uma elemento obrigatório. Consiste na relação, em ordem alfabética e/ou numérica, das obras efetivamente mencionadas na elaboração do Trabalho Acadêmico. As referências são elaboradas de acordo com a NBR 6023. Veja um exemplo:
Os elementos textuais que compõe a estrutura do trabalho são:
Um Trabalho Escolar consta, geralmente, do seguinte:
Estrutura do artigo científico
Estrutura, elementos e necessidade dos componentes de um TCC.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos. Assunto abordado pela pesquisa.
Regras da ABNT. Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho. ... Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais.
De acordo com Lakatos e Marconi (1991, p. 236) “os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.”
No sumário os elementos pré-textuais não são listados. Para mais detalhes, consulte a NBR 6027. Os elementos textuais são o desenvolvimento do conteúdo do trabalho propriamente dito. Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.