EQST

Como Avaliar A Escala Ata?

Como avaliar a escala ata? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como avaliar a escala ata?

A escala se pontua com base nos seguintes critérios: cada subescala da prova tem um valor de 0 a 2; pontua-se a escala positiva no momento em que um dos itens for positivo; a pontuação global da escala se faz a partir da soma aritmética de todos os valores positivos da subescala.

O que é escala ata?

A escala ATA (AVALIAÇÃO DE TRAÇOS AUTÍSTICOS) é um questionário utilizado por profissionais da área da saúde para averiguar a possibilidade da presença de autismo em crianças, assim como a escala CARS (acesse a CARS aqui).

Como é a Avaliação de autismo?

De acordo com o manual da CARS, o autismo é caracterizado por um resultado de 30 pontos, em uma escala que varia de 15 a 60 pontos, sendo que o intervalo entre 30 e 36,5 é definido como característico de autismo moderado. O que se apresenta entre 37-60 pontos é definido como autismo grave.

Quem pode aplicar a escala ata?

Assim sendo, a partir de sua construção, pode-se observar que a escala ATA é um instrumento de fácil aplicação, acessível a profissionais que têm contato direto com a população autista, por exemplo, professores, bem como pais, informando o estado atual do paciente.

O que são traços autísticos?

Atraso na fala, dificuldade de comunicação, falta de interação social e de contato visual são características comuns do transtorno do espectro do autismo perceptíveis já nos primeiros anos de vida.

Como diminuir estereotipia vocal?

No caso de estereotipia vocal, os pais podem colocar uma música para tocar e estimular a criança a cantar e dançar juntamente à eles, fazer perguntas para que ela responda, ou no caso de crianças não vocais, redirecioná-la para outros tipos de comportamentos motores (como o brincar já mencionado), que no caso, não é ...

Como aplicar Protea R?

Individual, sem limite de tempo. É composto por entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, três sessões de observação do comportamento infantil (com cerca de 45 minutos cada) e uma sessão de entrevista devolutiva.

Quais são as estereotipias no autismo?

balançar as mãos (também conhecido como “flapping”) bater os pés no chão ou em algum objeto próximo. girar objetos ou girar em volta do próprio corpo. cruzar e descruzar as pernas muitas vezes.

O que é estereotipias no autismo?

As estereotipias variam em como se manifestam. São repetições e rituais que podem ser linguísticos, motores e até de postura. Geralmente são comportamentos sem explicações racionais, sem motivo aparente. Porém, a pessoa com autismo sente a necessidade de expressar para conseguir lidar com uma situação.

Quem pode aplicar o Protea-R?

O PROTEA-R pode ser utilizado no contexto clínico, institucional (saúde e educação) e pesquisa, por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, médicos, entre outros.

Quais os tipos de estereotipias?

Algumas das estereotipias mais comuns são:
  • mexer rapidamente os braços;
  • estalar os dedos;
  • repetir sons ou palavras;
  • girar ou balançar o corpo;
  • entre outros comportamentos que possam destoar das pessoas ao redor.
20 de dez. de 2019