Cada uma dessas fibras é formada por um axônio e pelas bainhas que o envolvem. Os gânglios, por sua vez, são acúmulos de neurônios, que geralmente formam estruturas esféricas, e estão localizados fora do sistema nervoso central. Os nervos podem ser espinhais ou cranianos.
Os gânglios nervosos são aglomerados de corpos celulares de neurônios que se localizam fora do sistema nervoso central, próximo à coluna vertebral, que se associam aos nervos, funcionando como estações de interligação entre neurônios e estruturas do organismo.
A mensagem de um axônio para um dendrito ou uma membrana celular é transmitida por neurotransmissores ou neurormônios, estes são liberados pelos axônios e recebidos pelos dendritos ou pelas membranas.
Os gliócitos possuem a função de envolver e nutrir os neurônios, mantendo-os unidos. Os principais tipos de células dessa natureza são: astrócitos, ... células de Schwann.
São células que junto com os neurônios constituem o tecido nervoso. São também as células da glia que levam substâncias nutritivas, regulam a composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares. ...