EQST

Quem Tem Direito A Multa Do Artigo 477 Da Clt?

A melhor resposta para a pergunta “Quem tem direito a multa do artigo 477 da CLT?”

Respondido por José Oliveira

Quem tem direito a multa do artigo 477 da CLT?


477, § 6º, da CLT, ainda que efetuado o pagamento das verbas rescisórias no devido prazo, torna o empregado credor da multa do art. 477, § 8º, da CLT, eis que a homologação tardia da rescisão contratual retarda o levantamento do FGTS e o recebimento do seguro-desemprego.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quem tem direito a multa do artigo 477 da CLT?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ O que acontece com os 20% do FGTS no acordo?

Nesta nova forma de acordo, o empregado terá direito a receber a multa do FGTS, que corresponde a 20% em vez de 40%, ao saque de 80% do valor do FGTS, e não mais de todo o valor, sem direito ao recebimento de seguro-desemprego, e ainda receberá apenas 50% do valor corresponde as verbas rescisórias.

✔ Quem se aposenta tem direito à multa de 40% do FGTS?

Se o aposentado for demitido sem justa causa, ele também recebe a multa de 40% sobre o FGTS acumulado no último emprego; … Se trocar de emprego, o aposentado só irá receber o saldo do Fundo de Garantia ao final do contrato de trabalho.

✔ Quanto é a multa rescisória 2022?

O que acontece é que a partir de 2022, esse valor de 10% sobre o saldo do FGTS (a chamada multa do FGTS) não será mais obrigatório para as empresas em casos de demissão sem justa causa. As organizações terão que contribuir apenas com o percentual de 40%.

✔ Como sacar a multa do FGTS pelo aplicativo?

Como sacar o FGTS pelo app para Android e iOS
  1. Passo 1: baixe e instale o aplicativo FGTS da Caixa no seu celular (Android ou iOS);
  2. Passo 2: se você não possui um login de acesso, clique em “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, CPF, telefone, e-mail e senha.

✔ Como sacar o FGTS com a chave?

Em casos de demissão, a empresa precisa informar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão do seu contrato por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Depois que ela faz isso, a instituição financeira irá gerar uma Chave de Identificação para o empregador.

✔ Como dar entrada no FGTS após demissão?

O saque do FGTS acontece após 10 dias da demissão sem justa causa. Sendo assim, nesse período, o empregador deve comunicar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão do contrato de trabalho, além de fornecimento de documentos da empresa e do trabalhador.

✔ Onde receber o FGTS emergencial?

Como funciona a transferência ou saque
  1. Os valores do saque emergencial do FGTS são creditados em conta-poupança digital aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador.
  2. A movimentação é feita pelo aplicativo Caixa Tem.

✔ Onde receber FGTS emergencial?

Os trabalhadores podem consultar o valor do Saque Emergencial FGTS e a data em que o recurso será creditado na Poupança Social Digital por meio dos seguintes canais:
  1. APP FGTS.
  2. Site fgts.caixa.gov.br. Acesse aqui.
  3. Central Telefônica CAIXA 111, opção 2.
  4. Internet Banking.