Respondido por Brenda Cavalcanti
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quem era o doutor da Lei da parábola do bom samaritano?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições.
A atividade primordial do mestre, doutor ou ensinador é cuidar do ensino fundamentado da Palavra de Deus. É tão importante que a Bíblia requer que haja dedicação ao exercício desse dom. … Talvez seja uma das grandes falhas em muitos ministérios, nas igrejas, a falta de dedicação ao ensino.
Os cinco dons ministeriais são: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre — ou doutor, como aparece em algumas traduções.
Ministério na Galileia
Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος – akóloutos) é um assistente ou seguidor que ajuda o celebrante em um serviço religioso ou procissão. Em muitas denominações cristãs, eles auxiliam os ministros ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.
Nas igrejas evangélicas, o culto é visto como um ato da adoração de Deus. Não há liturgia e a concepção do serviço de adoração é mais informal. Normalmente é dirigido por um pastor cristão. Geralmente contém duas partes principais, o louvor (música cristã) e o sermão, e periodicamente a Santa Ceia.