Respondido por Antônio Goncalves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quem criou a Feijoada?” são frequentemente questionados:
portuguesas
Feijoada : famosa por todo o Sudeste, no Rio de Janeiro é uma verdadeira tradição; Virado à Paulista : como o próprio nome diz, um dos pratos mais consumidos em São Paulo; Moqueca : um dos atrativos turísticos do Espírito Santo.
Reparou já que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo a dra. Christian, isso é porque ele está eliminando o fitato.
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.
O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo –, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
– Congelando o feijão cru ele se mantém novo e livre dos detestáveis carunchos. Você pode congelar em sua própria embalagem, devidamente fechada com um prendedor ou araminho, ou em um pote próprio para freezer. Na hora de usar, não é necessário descongelá-lo. Basta colocar de molho como de costume.
No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.
Isso porque no feijão verde você pode encontrar algumas lagartinhas. Então escolha feijões bem novinhos, sem furos. Em casa escolha os feijões, tirando os furados e as lagartinhas. Lave muito bem, escorra e coloque em saquinhos ou recipientes para congelar no freezer.
Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento.
Lavar o arroz antes de cozinhar: não faça mais isso
Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.