Quem Construiu A Babilonia?

Quem construiu a babilonia

Babilônia, uma das mais ricas e importantes cidades da Antiguidades Ocidental e Oriental. Código de Hamurabi, Lei de Talião, Jardins Suspensos da Babilônia… Um legado precioso para a posterioridade!

Nabucodonosor ficou conhecido não só pelo seu militarismo, mas por ser um governante estrategista. Em muitos aspectos também era um rei cruel, que abatia os que eram contrários a ele e os que não o respondiam como queria.

6. SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO

O código, inclusive, estabeleceu princípios fundamentais de justiça e posteriormente influenciou diversas legislações de inúmeras culturas, servindo como uma espécie de guia e base, como para a república romana e posteriormente o império romano.

Construíram uma sociedade complexa e muito do conhecimento mesopotâmico foi condensado pelos babilônios, preservando grande parte do conhecimento e história da região.

A organização econômica babilônica

A organização econômica babilônica

Entre os séculos XXVI a.C. até o XXII a.C., a cidade da Babilônia era um povoado. Uma pequena aldeia sob o domínio de outro reino, um pedaço do império de Ur. Em seguida foi conquistada pelos amoritas e logo se tornou independente.

Em 562 a.C., depois de um reinado de 43 anos, Nabucodonosor morreu e foi sucedido por vários reis em um período de sete anos. A imponência da Babilônia gerava grandes conflitos e nenhum outro imperador conseguia mantê-la de forma estável.

Com a morte do Imperador Hamurábi, o império Babilônico não conseguiu permanecer estável, uma serie de rebeliões e invasões de povos como os hititas e os cassitas levaram à decadência da Babilônia por volta do ano 1300 a.C. A queda desse império possibilitou o surgimento de diversos outros reinos, merecendo destaque o reino dos assírios, que dominaram todos os povos que outrora foram dominados pelos babilônicos.

A localização geográfica da civilização babilônica

Os babilônios formaram uma antiga civilização que floresceu na região da Mesopotâmia, por volta de 2334 a.C.

Na descrição, a Torre de Babel tem a forma de um zigurate, uma pirâmide-templo muito comum aos assírios, e encontrada em toda grande civilização. Na Bíblia, o grande momento da Torre de Babel é quando Deus não gosta do que está sendo feito e desce para tomar providencias.

A primeira grande manifestação política dos semitas, de que temos notícia, na Mesopotâmia, foi a destruição do reino de Lugalzaggsi e o estabelecimento da dinastia semítica de Agadé por Sargão, o Grande.

3. SURGIMENTO DA BABILÔNIA

<strong>3. SURGIMENTO DA BABILÔNIA</strong>

Tudo isso, os ajudou a antecipar eventos astronômicos, como eclipses, e consequentemente se preparar melhor para alguns eventos, como as cheias de rios, visto que formavam uma das sociedades hidráulicas.

Em 605 a.C., a Babilônia ressurgiu como potência e confrontou o Egito, que agora dominava todo o Oriente Médio. O Egito saiu com muitas perdas, inclusive o seu controle absoluto, e a Babilônia vencedora.

A Babilônia contava com Inúmeros parques, jardins, palácios e templos. Sua população estava estimada entre 100 e 200 mil, era a maior cidade do mundo. Existia um zigurate tão grande quanto a estátua da liberdade dos EUA.

As características da civilização babilônica

Além disso, a civilização babilônica foi a primeira a estabelecer de maneira escrita suas leis. Hammurabi, rei do Império Paleobabilônico, codificou as 282 leis civis e penais que controlavam a ordem política, econômica e social de seu império.

Após o reinado de Nabucodonosor, o Império Babilônico cai sob domínio dos persas, comandados por Ciro II (Ciro, o Grande).

A cultura babilônica

O templo principal do zigurate maior permaneceu em funcionamento até o século III quando foi definitivamente abandonado, a Babilônia então desaparece junto com a cultura mesopotâmica. Atualmente, as ruínas do poderoso império estão localizadas na cidade de Al-Hillah, capital de Babil, no Iraque.

A Babilônia estava situada na parte sul da região conhecida como Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates. Também podemos situar essa área entre a Anatólia (Ásia Menor: atuais Turquia e parte da Síria) e a Pérsia (atual Irã).

A inspiração necessária para que esse conjunto de leis escritas fosse elaborado repousa na antiga Lei de Talião, que privilegia o princípio do “olho por olho, dente por dente”. Apesar desta influência, as distinções presentes na sociedade babilônica também eram levadas em consideração. Com isso, o rigor das punições dirigidas a um escravo não era o mesmo imposto a um comerciante.

✔ Qual foi o primeiro grande império mesopotâmico?

Primeiro Império Babilônico

✔ Quem derrubou o Império Babilônico?

Ciro, o Grande

✔ Quais as características do Império Babilônico?

Os povos babilônios eram cientificamente inclinados, possuíam uma sociedade estratificada e eram politeístas, sendo estas as suas principais características. Foram inventores de uma série de tecnologias que posteriormente seriam adotadas por muitos povos, como a irrigação.

✔ Como viviam os povos babilônios?

Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia.

✔ Onde se localizava a cidade de Ur dos Caldeus?

Embora na Antiguidade fosse uma cidade litorânea, situada na foz do rio Eufrates, no Golfo Pérsico, atualmente situa-se no interior do país, ao sul da margem direita do Eufrates, a 16 quilômetros de Nassíria.

✔ Como era a escrita dos Caldeus?

Escrita. O neoaramaico caldeu é escrito numa versão da escrita siríaca, madenhaya, que também é usada para a língua siríaca clássica. A Escola de Alqosh produziu no século XVII alguma poesia caldeia do neoaramaico caldeu no lugar do siríaco clássico.

✔ Qual o significado de Ur?

O título Ur admite os significados ‘fogo’ e ‘chama’ como os mais tradicionais a ele relacionado, embora existam outras interpretações mais metafóricas que também são bastante plausíveis para compreende-lo, é o caso de ‘aquele que brilha’ ou ainda ‘iluminado’, tecendo uma forte ligação com a ideia da fé que é …

✔ Quem foram os reis de Ur?

Terceira dinastia de Ur
  • Ur-Namu de Urim: 18 anos governa até 2111 a.C. – 2094 a.C. na cronologia mínima.
  • Sulgi:46 anos governa até 2093 a.C. – 2046 a.C. na cronologia mínima.
  • Amar-Sim de Urim: 9 anos até 2045 – 2037 a.C.
  • Su-Sim de Urim: 9 anos até 2036 – 2028 a.C.
  • Ibi-Sim de Urim: 24 anos até 2027 – 2003 a.C.