Respondido por Raissa Cardoso
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Que tipo de chocolate não precisa de choque térmico?” são frequentemente questionados:
Para temperar o chocolate você derrete 2/3 da quantidade necessária. Para isso, quebre a barra em pedaços ou raspe com uma faca e leve ao microondas por 30 segundos. Mexa e volte ao microondas por mais 30 segundos (em potência alta). Repita o processo até derreter por completo.
Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.
Dicas para não errar Tendo tudo em mãos, derreta o chocolate. A chef sufere usar o micro-ondas, pois além de ser prático não há riscos de molhar o chocolate como no caso do banho-maria. “Basicamente o chocolate deve ser elevado a uma temperatura máxima, dependendo do tipo de chocolate.
A temperagem garante que seu produto fique brilhante e firme em temperatura ambiente, e evita que os produtos derretam facilmente nas mãos. A temperagem também é responsável pela retração do chocolate – se a técnica não for bem feita, você terá dificuldade de soltar seu bombom da forminha.
Como Derreter chocolate branco em banho Maria
Coloque-a sobre outra contendo água fresca (nunca gelada) e movimente a massa sem parar, das bordas para o centro, até chegar à temperatura certa. Em dias quentes, é necessário trocar a água do recipiente algumas vezes. Utilize sempre um termômetro culinário para controlar a temperatura final.
Hoje, existem marcas excelentes de chocolate fracionado no mercado. Porém, para recheios de trufas, brigadeiros gourmet, bombons e ovos de Páscoa, o chocolate nobre é a melhor opção. Usar o chocolate fracionando nesse caso não é indicado, a não ser que você informe ao seu cliente, e ele esteja ciente disso.
Não funciona, por isso eu não recomendo. Porque o chocolate e a cobertura perdem as suas melhores características quando a gente faz essa mistura, a cobertura perde a resistência dela e o chocolate perde o sabor dele.
Estas são as melhores marcas de chocolate fracionado do Brasil!
Para preparar barrinhas de chocolate maciças, ovos de páscoa e recheios cremosos, o ideal é utilizar o chocolate gourmet, pois ele é o mais saboroso. Já para coberturas, banhos de chocolate e casquinhas de bombons e trufas, recomenda-se utilizar o chocolate puro ou o fracionado.
Modo de Preparo
As formas de policarbonato Por serem extremamente rígidas e resistentes, são as melhores para fazer trufas com chocolate temperado de forma correta, e dão um brilho maravilhoso ao produto final.
Modo de Preparo
Aprenda como vender trufas e aumente o seu faturamento
O correto é deixar o chocolate em uma geladeira com boa ventilação de ar, em uma temperatura de 14°C a 16°C, durante 30 minutos. Ao terminar este tempo, veja se o chocolate contraiu o suficiente dentro da forma. Para isso veja se o chocolate está todo clarinho ou continua apresentando pontos mais escuros.
Comece limpando bem a forma de gelo e, em seguida, seque-a bem. Reserve. Em seguida, unte a forma de gelo com óleo de coco para facilitar na hora de desenformar os bombons.
Se ao desenformar o bolo, o mesmo estiver grudado, coloque a fôrma alguns segundo sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da fôrma. Sapatos e bolsas mofadas devem ser limpas com uma mistura de 1 xícara de água e 1 xícara de álcool. Retire a poeira dos livros com uma escova ou pincel macios.
Modo de fazer – Bombom
Como temperar chocolate
Como fazer: Coloque um morango em cada quadradinho da forma. Se ficarem muito grandes, corte pela metade. Faça uma base com a calda de chocolate, coloque a fruta e cubra um a um com o chocolate derretido. Em seguida, leve ao congelador de 15 a 20 minutos.