Respondido por Lavinia Melo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quantos ml de leite para recém-nascido?” são frequentemente questionados:
Assim, a preparação dos leites deve fazer-se com água previamente fervida, tendo sempre o cuidado de deixar arrefecer a água antes da preparação, de forma a não queimar a boca do bebê nem destruir os probióticos presentes no leite.
O Aptamil Premium 1 é mais uma ótima fórmula para o recém-nascido entre 0 e 6 meses de idade. Ele conta com os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança nessa idade incluindo proteínas lácteas, prebióticos, ácidos graxos e nucleotídeos.
Qual melhor leite para bebê após 6 meses?
Como ajudar meu bebê a aceitar a mamadeira?
Uma boa dica para escolher o tipo de bico de mamadeira para bebê é procurar por um formato e tamanho que seja mais parecido com o bico do seio da mãe, de modo que a criança não sinta tanta diferença. Nessa etapa de teste de bicos de mamadeira, é preciso ter paciência para ir testando os diferentes modelos.
Se a mamadeira não está sendo aceita, tente dar o leite em um copo de transição ou copo com canudinho (alguns bebês se acostumam a chupar cedo o canudinho), por exemplo.
Por exemplo, se o seu bebê ingere 180 mls, faça somente uma medida de 30mls de formula e complete o restante com o seu leite. A cada 2 dias aumente a quantidade de formula e diminua a porção do leite materno até sei bebê se adaptar ao novo cheiro, sabor e textura.
Intolerância ou alergia: saiba identificar quando o leite faz mal a seu filho. Desconforto abdominal, vômitos e baixo ganho de peso, entre outros sintomas, podem indicar que o bebê está com dificuldade para digerir o leite, seja ele materno ou não.
O uso de fórmula só é recomendado em casos muito específicos. Segundo Graziela Lopes del Ben, neonatologista do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz (SP), na maioria dos hospitais é considerado tolerável para o recém–nascido perder até 10% de seu peso inicial nos primeiros dias de vida.
Bebês que tenham menos de 6 meses e que são amamentados com leite materno ou utilizam fórmulas infantis não necessitam ingerir água, ou suco, ou chá. No entanto, quando a criança começa a receber outros alimentos aí também a água deve começar a ser oferecida.
O leite materno tem tudo que é necessário para nutrir e hidratar o bebê nesta fase. Acima desta idade, dê água e frutas em temperatura fresca. O Ministério da Saúde recomenda que após os 6 meses seja oferecida água ao bebê nos intervalos entre as mamadas e as papinhas.
O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.
Quantidade certa de água de acordo com o peso do bebê
Idade do bebê – Quantidade de água necessária por dia
Bebês com até 10 Kg – 100 ml por cada kg de peso
Bebês entre 11 e 20 kg – 1 litro + 50 ml por cada kg de peso
Bebês com mais de 20 kg – 1,5 litro + 20 ml por cada kg de peso
A água deve ser oferecida várias vezes ao dia e pode-se levar em consideração a quantidade de que está presente na sopa e no suco de fruta, por exemplo. No entanto, é preciso que o bebê e a criança também se acostumem a tomar somente água, que não tem cor, nem sabor.