Respondido por Vinicius Cunha
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quanto vale a força de um cavalo?” são frequentemente questionados:
Como quase todas as unidades de medida que usamos, o cavalo-vapor nada mais é que um critério utilizado para medir algo abstrato porém quantificável, que é a potência de um motor. Hoje, a potência de um motor é medida usando um dinamômetro, um instrumento usado para medição de forças mecânicas.
A ferramenta usada para calcular a potência de um motor é o dinamômetro. Há o de rolo, no qual o veículo “roda” e a medição é feita nas rodas motrizes, e o de bancada, em que o motor é instalado e a medição, feita isoladamente.
O cavalo–vapor, cujo símbolo é cv, consiste numa unidade da grandeza física potência que expressa a potência de uma máquina e representa a força necessária para elevar, num segundo, a 1 m de altura, um peso de 75 kg.
Em energia, 1 hp (um cavalo de potência ou “horse power” em inglês) corresponde a 745,7 watts. Vale lembrar que a medida “cavalo-vapor” é um pouquinho diferente, correspondendo a aproximadamente 735,5 watts, devido a algumas diferenças de unidades entre os países que as utilizam.
Mais para os que ainda persistirem e fazer tal comparação pode ser usar a convenção de 15 cilindradas para cada 01 cavalo, o que levaria uma moto de 1.
1,0139 CV
Motor
Motor: – DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Alimentação: – Injeção eletrônica PGM-FI
Tipo de ignição: – Eletrônica
Potência máxima: – 125,1 cv a 10.
Cilindradaé a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor chamado cilindro. Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e refere-se à velocidade final que uma moto atinge. … Uma dica preciosa, principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada.
A cilindrada é medida considerando o volume que cada cilindro comporta quando seus pistões estão no ponto mais baixo do movimento de sobe e desce. Assim, um motor de 4 cilindros e 1 litro de capacidade (1.
A CG 150 Sport é empurrada por um motor OHC de 149,2 cm3, que atinge 15,3 cv a 8.
Motor
Motor: – OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Alimentação: – Carburador
Tipo de ignição: – CDI (Ignição por descarga capacitiva)
Potência máxima: – 11,6cv a 8.
Ficha técnica da Yamaha YS 250 Fazer Blueflex 2012 a 2017Motor
Diâmetro x Curso – 74 mm x 58 mm
Taxa de compressão – 9,8:1
Potência máxima – 21 cv a 8.
Como aumentar a potência do motor da motocicleta?
Cilindrada (cc) é a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro do cilindro do motor. Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e tem relação com a velocidade final que uma moto atinge. O torque é a força que a moto possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m.
Representada por “cc” ou “cm³” (centímetros cúbicos), a cilindrada é o volume de combustível e ar que cabe em cada cilindro do motor. Dentro desses cilindros ocorrem explosões causadas pela queima de combustível e oxigênio. … As cilindradas de moto influenciam diretamente a experiência do piloto.
Geralmente são motos com motores entre 125 a 500 cilindradas, garantindo velocidades máximas entre 110 a 160 quilômetros por hora. Uma marca bastante conhecida de motos nessa categoria é a Honda, com suas CG 160 e CG 150, muito utilizadas para serviços de entrega, por exemplo.
Para o cálculo da cilindrada devem-se saber as dimensões (em centímetros) do diâmetro dos cilindros (D) e do curso dos pistões (C), bem como o número de cilindros. A fórmula consiste em multiplicar pi (3,1416) por D ao quadrado, então por C, dividir tudo por 4 e multiplicar e pelo número de cilindros.
Categorias de motos e suas principais características