Respondido por Carolina Oliveira
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quanto de recheio colocar no bolo?” são frequentemente questionados:
Separe as camadas, pegue a base e coloque-a em uma boleira. Passe o recheio escolhido sobre esta camada, espalhando bem mas sem exagerar na quantidade. Em seguida, encaixe a outra camada do bolo sobre o recheio e repita o processo, até finalizar. Após rechear e montar o bolo, você precisará cobri-lo.
Cortar
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
Sobre a placa de textura, espalhe o chocolate fracionado derretido e alise com uma espátula. Aplicar a placa de textura em volta de todo o bolo. Leve a geladeira por 5 minutos e, então, retire a placa de acetato e finalize com decoração à gosto.
Como usar placa de textura?
Após aplicar a cobertura de chocolate, que servirá de “cola”, basta colocar um pouco de granulado sobre o isopor ou a espátula e aplicar. É interessante deixar o isopor ou a espátula na diagonal, pois, assim o granulado já gruda certinho nas laterais.
A técnica é a mesma: posicione o stencil, e coloque o confeito que deseja utilizar. Tire o excesso e remova o stencil. Além do confeito, você pode utilizar também buttercream. Neste caso espalhe uma fica camada com o auxílio de uma espátula, o efeito fica incrível.
Como o pó dilui completamente no chantilly, ele funciona mesmo como um corante. Para fazer dessa forma, basta misturar 1 colher (chá) bem cheia do pó no chantilly líquido gelado e bater até chegar no ponto perfeito para decoração. Agora você já sabe tudo sobre o pó brilhante para decoração de bolo.
Nos biscoitos também é bem divertido de se aplicar desenhos usando o stencil. Usando a técnica de aplicar o desenho espalhando glacê com uma espátula, que falamos no post anterior também, é possível transferir um desenho em um biscoito já coberto com glacê.
Moldes Vazados / Stencil fabricados em material plástico especial flexível, lavável e reutilizável, próprio para confeitaria e indicado para utilizar em; Bolos, Cupcakes, Biscoitos, Pasta americana, Glacê, Tatuagens temporárias, Aerografia, Artesanato, Pinturas e artes em geral!
Como usar o Chantininho? O Chantininho é geralmente utilizados tanto em bolos como em cupcakes. Pode ser passado com colher ou espátula. Da forma tradicional, ou seja bem lisa e uniforme ou então de uma maneria mais rústica, bastante utilizada em naked cakes.
Passe a sua cobertura homogeneamente com a ajuda de espátula por todo o bolo, para que ele fique com a aparência lisa. O ideal é passar uma camada bem fina de cobertura para segurar os farelos de bolo, levando um pouco o bolo a geladeira para que endureça um pouco mais rápido.
Coloque a quantidade de granulado que deseja colorir em um saquinho plástico, mergulhe a pontinha do palito de dente no corante e vá pingando devagar e em pequenas quantidades o corante no granulado.
Pincele primeiro o chocolate com a cor do lápis em todo o corpo (1), depois pincele a pontinha, para fazer o grafite (2) e deixe secar. Por último pincele o chocolate com cor de madeira (3), deixe secar e por fim encha de chocolate da sua preferência! Pode ser branco, ao leite, meio-amargo, amargo…