Respondido por Tomás Fernandes
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Quando uma pessoa diz uma coisa querendo dizer outra?” são frequentemente questionados:
A metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra caracterizada pela substituição de um termo por outro, havendo entre eles algum tipo de ligação.
8 – Ironia É quando se diz uma coisa querendo dizer exatamente o contrário.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. e) prosopopéia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
Neste Casos Sujeitos à Investigação, tratamos de um provérbio (“Quem ama o feio bonito lhe parece”) em que ocorre uma ruptura sintática, que constitui uma figura de linguagem chamada tecnicamente de anacoluto.
Que figura de linguagem está presente nos versos “Não existiria som se não houvesse o silêncio”; “Não haveria luz se não fosse a escuridão”: a) Aliteração.
Que figura de linguagem está presente neste diálogo entre mãe e filho: … A figura presente é a Litote, a qual é utilizada para suavizar o discurso. Parecida com o Eufemismo, a Litote atenua a ideia por meio de uma negação. Assim, em vez de a mãe dizer que estava chateada ou decepcionada, disse que não estava satisfeita.
Clichê se refere a uma ideia de senso comum que tende a ser usado em vários momentos da sociedade, seja eles normais ou aleatórios. Dentre um exemplo de frase clichê, pode-se citar: “O aniversário é seu, mas quem ganha o presente sou eu”.
O texto técnico é um texto voltado mais para “profissões”. São textos de uso mais específico, escritos em linguagem conceitual, como trabalhos escolares, cartas, relatórios, comunicados internos de empresas, processos jurídicos, normas administrativas, leis e etc.
De acordo com a finalidade proposta, existem diversos tipos de Redação Técnica, a saber:
A redação técnica é um texto que difere das redações literárias, pois, além de utilizar a linguagem denotativa, é um texto formal e bastante conciso. Ela possui algumas peculiaridades quanto à estrutura e estilo, por se tratar de documentos oficiais.
REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.