Respondido por Matilde Araujo
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual o percentual de gordura visceral ideal?” são frequentemente questionados:
Como medir a gordura visceral?
A gordura visceral é um tipo de gordura que fica localizada na cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos vitais, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose, isso porque esse tipo de gordura pode também ficar depositada no coração.
Mesmo sendo diferente da gordura comum, que aparece na silhueta, a versão visceral pode ser eliminada com algumas mudanças no estilo de vida. Exercícios aeróbicos e de força ajudam a queimar os lipídios, e uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares, gorduras e calorias, aceleram o processo.
A gordura visceral fica acumulada dentro da cavidade abdominal e pélvica, entremeada nos órgãos como estômago, fígado e pâncreas. Segundo o nutricionista Rafael Brasília o acúmulo excessivo deste tipo de gordura traz a dilatação do abdômen e deixa a pessoa com aspecto de “barrigudo”.
Gordura Visceral: localizada atrás dos músculos, acomodada junto aos órgãos, tem aparência de “gordura dura” como se fosse uma bola. Caracteriza a obesidade em formato de “maçã”.
Atualmente, a tomografia computadorizada tem sido o método mais recomendado pelos especialistas para um exame detalhado da gordura visceral, que fica localizada nos órgãos internos da região abdominal e também oferece risco para problemas cardiovasculares e anormalidades metabólicas, como o diabetes.
Circunferência da cintura: para verificar sua gordura abdominal, coloque uma fita métrica em volta do abdômen ao redor da cintura, no nível do seu umbigo. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.