Respondido por Luís Rocha
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual o limite legal para desconto em folha de pagamento?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Insuficiência de Saldo – Crédito Ao gerar um processo onde o mesmo fique com valor líquido negativo o Sistema automaticamente calcula o evento “998”, com o valor exato para zerar o valor líquido do processo, de forma que a folha do funcionário não fique com valor negativo.
Quando os descontos ultrapassam os valores dos adicionais no processo para o funcionário, é calculada também a rubrica 998 – insuficiência de saldo (adicional) para que o processo não fique negativo indevidamente, com isso no mês seguinte é calculada a rubrica 609 – insuficiência de saldo (desconto) para debitar os …
Apenas para melhor entendimento do disposto nos tópicos indicados pelo colega Telmo Biehl, qualquer insuficiencia de saldo deve ser contabilizada em adiantamento de salario para ser descontada do proximo salario, exceto nos casos de rescisão contratual, quando deve ser movida diretamente para o resultado, pois não …
Então, o saldo devedor, também chamado de saldo negativo, é o dinheiro que você usa além do que tinha como saldo disponível. Sendo assim, quando o seu saldo zera, a instituição não bloqueia os pagamentos efetuados com o cartão de débito, mas passa a registrar o valor como saldo devedor.
Ele se refere às parcelas devedoras do financiamento, considerando os juros do FIES. Todo o valor devido, ou seja, aquilo que foi pago pelo Governo enquanto você estudava, compõe o saldo devedor. Quem conseguiu taxa de juros zero tem esse montante a ser pago.
Atente que o mesmo informa a data de vencimento mensal e o saldo devedor teórico nesta data. Significa que o mesmo pode variar dependendo do dia que for quitado o financiamento. Em geral, no ato da quitação, se ocorrer antes do vencimento, incidirá um valor um pouco maior.