EQST

Qual O Continente Que Vieram Os Escravos?

A melhor resposta para a pergunta “Qual o continente que vieram os escravos?”

Respondido por Larissa Rodrigues

Qual o continente que vieram os escravos?


africanos

FAQ

Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual o continente que vieram os escravos?” são frequentemente questionados:

✔ Como eles eram tratados os escravos?

Os escravos eram tratados pelos seus senhores de maneira desumana: não havia nenhum tipo de direito para os escravos, eles trabalhavam por muitas horas durante o dia e sob péssimas condições; não possuíam cuidados médicos e viviam amontoados nas senzalas.

✔ Qual a origem dos escravos que vieram para o Brasil?

Os escravos trazidos para o Brasil, pelos portugueses, vieram de duas regiões do continente africano. Da região de Moçambique, Congo e Angola vieram os bantos (importante grupo étnico das regiões Centro-Sul e Nordeste da África). Essas regiões foram conquistadas pelos portugueses ainda no século XV.

✔ Quando os escravos foram trazidos para o Brasil?

História da escravidão no brasil O comércio de escravos virou um negócio lucrativo e entre os anos de 1701 e 1810, quase 2 milhões de africanos escravizados desembarcaram no porto do Brasil.

✔ Quais foram os grupos de escravos trazidos para o Brasil?

Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique. Estes foram desembarcados, em sua maioria, em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

✔ Quais regiões da África forneceram escravos para o Brasil?

As regiões que mais forneceram escravos pra o tráfico atlântico foram: o Cabo da Guiné, chamado pelos portugueses de Costa dos Escravos, e os Reinos do Congo e de Angola (nesse reino os portugueses conseguiram fundar fortes no interior, chamados de presídios).

✔ Quais outras regiões da América receberam escravos?

As maiores concentrações de escravizados ocorreram nas seguintes regiões: Caribe, América Central, norte da América do Sul, litoral nordestino, litoral do Sudeste e o interior de Minas Gerais.

✔ Porque os índios não foram escravizados no Brasil?

A pressão dos jesuítas para que a Coroa portuguesa proibisse a escravização indígena resultou em leis que determinaram a proibição da escravização indígena em 1570, 1587, 1595 e 1609. Essas leis defendiam que somente em caso de “guerra justa” é que os indígenas poderiam ser escravizados.

✔ O que os escravos deixaram de herança?

Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

✔ Quais as consequências da escravidão para a sociedade brasileira?

A escravidão no Brasil foi cruel e desumana e suas consequências, mesmo passados mais de 130 anos da abolição, ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade.

✔ Quem decretou o fim da escravidão?

Há 127 anos, chegava ao fim a escravidão no Brasil. Era um domingo quando Dona Isabel, princesa Imperial do Brasil, sancionou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país. Na ocasião, o seu pai, o imperador Dom Pedro Segundo, estava em viagem ao exterior.