Respondido por Davi Silva
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual forma de reprodução das bactérias possibilita maior variabilidade genética?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A cissiparidade, também chamada de divisão binária ou bipartição, é a forma de reprodução das bactérias. Para que ela ocorra, inicialmente o DNA é replicado e, posteriormente, a bactéria divide-se em duas.
A divisão binária, processo também chamado de fissão e cissiparidade, é um tipo de reprodução assexuada em que se formam organismos iguais àquele que os gerou.
Na forma assexuada, as planárias se reproduzem por fissão transversal, isto é, a planária se parte ao meio, especificamente na região atrás de sua boca. Eventualmente as duas metades irão se regenerar criando um novo individuo.
Para entender o que é brotamento, deve-se saber que esse tipo de reprodução assexuada forma o broto, o qual pode soltar-se do organismo que o gerou e formar novo indivíduo. O brotamento é um tipo de reprodução assexuada, assim como a divisão binária, a divisão múltipla, a propagação vegetativa e a fragmentação.
Regeneração em biologia é a recomposição das partes de um indivíduo perdidas durante o processo de reprodução assexuada, no qual parte(s) de um indivíduo da(ão) origem a outro(s) indivíduo(s). … Ocorre comumente em vegetais, algas, entre outros.
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que acontece sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético. Com isso, os indivíduos gerados são, em quase todos os casos, geneticamente idênticos àqueles que os formaram.
Podemos perceber, portanto, que a reprodução sexuada e assexuada apresentam diferenças. Enquanto a assexuada não envolve a produção de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve gametas e resulta em variabilidade genética.
Significado de Sexuado adjetivo Que tem sexo. Reprodução sexuada, aquela que se realiza mediante o encontro de células especializadas, os gametas masculinos e femininos.