Respondido por Júlia Pereira
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual foi o material radioativo de Chernobyl?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Em janeiro de 1993, a AIEA refez sua análise do acidente e atribuiu como sendo a causa principal o projeto do reator e não mais a erro operacional (excesso de confiança, falha na comunicação entre os operadores e a equipe que conduzia o teste, desligamento dos sistemas de segurança) conforme relatório de 1986.
26 de abril de 1986
Chernobyl é uma cidade no centro da Ucrânia, onde foi construída uma central nuclear em meados dos anos 70, a 110 quilômetros da capital, Kiev. O primeiro reator foi ativado em 1977, pela União Soviética. Nos anos seguintes, foram ativados mais três.
Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu. A usina havia sofrido uma sobrecarga de energia durante um teste de capacidade. … O calor provocou uma explosão de vapor tão violenta que destruiu o teto do reator, que pesava mais de mil toneladas.
O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. Por uma razão simples o combustível usado na usina tem uma concentração do material físsil bem inferior do que a usada em uma bomba nuclear.
Acidente nuclear de Chernobil
Data – 26 de abril de 1986 (34 anos)
Resultado – 31 mortos (diretamente) + 15 mortos (indiretamente, até 2011) + 6 000 casos de câncer de tireoide +4 000 fatalidades a longo prazo no mundo soviético 9 000 a 16 000 mortos devido a contaminação pela Europa (estudo da ONU)
A zona de exclusão de Chernobyl tem mais de 2600 km² e será inabitável por pelo menos 3000 anos.
Fundada em 1970 para ser lar dos funcionários de Chernobyl, Pripyat chegou a ser habitada por 50 mil pessoas e foi completamente abandonada nos momentos seguintes ao acidente nuclear. Hoje, a área que compreende a cidade e a usina é chamada de “zona de exclusão”, um lugar tão radioativo que não pode ser habitado.
A gíria chernobyl acabou se popularizando no Twitter na mesma época em que uma série que retrata a catástrofe nuclear foi lançada pela HBO. O acidente que ocorreu em 26 de abril de 1986, levou diversas pessoas à morte e afetou outras milhares, além de ter destruído toda a cidade.
Na época do acidente, a Ucrânia era uma das repúblicas soviéticas, e Pripyat tinha uma população de cerca de 50 mil habitantes. Devido ao fato de estar tão próxima ao local da tragédia, a cidade foi evacuada, e o que restou dela está hoje contido em uma área de 30 quilômetros chamada de Zona de Exclusão de Chernobyl.
Contaminação radioativa é o contato e a retenção de material radioativo, geralmente em forma de líquido ou poeira. Pode acontecer por meio da inalação, da ingestão ou da penetração através da pele ou de algum ferimento específico. Essa contaminação pode ser do tipo: externa ou interna.
12 maneiras de evitar a radiação emitida pelo celular