Respondido por Brenda Rodrigues
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual é o epitélio da bexiga?” são frequentemente questionados:
O epitélio da bexiga é denominado epitélio de transição, um epitélio pseudoestratificado cuja morfologia se modifica de acordo com o grau de distensão da bexiga. No estado não distendido, como aqui, esse epitélio parece ser formado por mais camadas.
Endotélio é o nome que se dá ao epitélio simples pavimentoso que reveste o lúmen dos vasos sanguíneos, dos vasos linfáticos e do coração. A imagem é de uma região de tecido conjuntivo, um tecido bastante vascularizado, pois por ele transitam vasos sanguíneos que irrigam os outros tecidos.
Em torno do orifício da uretra se acha um anel muscular: o esfíncter interno da bexiga. Este músculo, contraindo-se, impede o contínuo destilar da urina para o exterior; ao contrário, relaxando-se, permite a passagem da urina durante a micção. A sua ação é coadjuvada pelo esfíncter externo, que envolve a uretra.
O epitélio de transição – que reveste a bexiga urinária, o ureter e a parte superior da uretra – é um epitélio estratificado cuja camada mais superficial é formada por células globosas.
Localiza-se no revestimento da traqueia, brônquios e cavidade nasal. Ou seja, basicamente, O epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado é quase exclusivamente confinado às vias aéreas do sistema respiratório de mamíferos.
Camadas. A bexiga é um órgão que possui quatro camadas: a camada serosa e adventícia, camada muscular, camada submucosa e camada mucosa./span>
Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 250 e 300 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml./span>
A urina é produzida nos rins e levada até a bexiga pelos ureteres, espécies de tubos que ligam os rins a esse órgão, onde fica armazenada temporariamente, até ser conduzida para fora pela uretra (ducto ligado à bexiga). A bexiga de um adulto é capaz de armazenar cerca de 700 mL a 800 mL.
A uretra é o canal que conduz a urina da bexiga para o exterior do corpo.
Ureteres. São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
Dos bacinetes renais com os respetivos ureteres, a urina passa a bexiga, que é o reservatório da urina. Da uretra a urina é excretada do organismo.
Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.