Respondido por José Silva
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual a relação entre o DNA é o RNA?” são frequentemente questionados:
Resposta. A relação é que o DNA através do processo de transcrição forma o RNA, que por sua vez, através do precesso de tradução forma uma proteína.
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. … Como a sequência do mRNA é determinada pelo gene (sequência de bases nitrogenadas do DNA), então a síntese de proteína representa a tradução da informação genética, por isso é chamada de tradução gênica.
A transcrição é o processo responsável pela síntese de RNA. Essa síntese ocorre a partir de uma molécula de DNA, que serve como molde. A transcrição pode ser dividida em três importantes etapas.
A tradução envolve “decodificar” um RNA mensageiro (RNAm) e usar sua informação para produzir um polipeptídeo ou cadeia de aminoácidos. No geral, polipeptídeo é basicamente uma proteína (com a diferença técnica que algumas proteínas grandes são formadas por muitas cadeias de polipeptídeos.
Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.