Respondido por Mariana Sousa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual a melhor escada para cachorro?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Por isso, para prezar pela saúde do sistema locomotor do seu cão, lembre-se sempre de promover atividades em solo macio (terra/grama), e, enquanto ele for filhote, não o deixe subir e descer escadas! Lembrando que o sedentarismo é igualmente um fator de risco para o desenvolvimento de doenças articulares!
Agora, como ensinar um filhote a descer escadas?
O material é simples: madeira de sucata, parafusos, furadeira elétrica ou chave de fenda, tapete ou qualquer material antiderrapante (borracha) e cola de madeira. Quando o animal não apresenta nenhuma dificuldade locomotora, mas é muito pequeno e o sofá (ou cama) é muito alto, uma escada também pode ser a solução.
Deve ser constante e manter as regras que definir. Utilize palavras como “Não” ou “Para baixo”, diga-as de forma energética e olhando para ele. Pode recompensá-lo quando baixar mas não é recomendável. Utilize este recurso se o seu cachorro for especialmente caprichoso com o sofá.
Durante o processo, vale sempre reforçar o comportamento desejado para o cãozinho. Assim, quando ele subir na cama ou no sofá, é importante falar não e colocá-lo de volta no chão ou na caminha. Quando o animal estiver na caminha, deve-se estimular esse comportamento, com petiscos e atenção.
Ofereça uma caminha e um cantinho aconchegante Se ter uma caminha já é importante para os pets que dormem na cama com o tutor, que dirá para aqueles que vão dormir sozinhos! “Eles devem ter sua própria cama, em ambiente aconchegante e com algum objeto que remeta a seu tutor”, orienta Siqueira.
Método 2: Usar o comando “senta!” Quando você estiver saindo ou chegando em casa, utilize o comando “senta!” antes de ele pegar impulso para pular. E, assim que ele sentar, você o elogia bastante, se possível, dá um petisco, faz bastante carinho.
As melhores dicas para acostumar seu cão a ficar sozinho
Um filhote é um bebê e precisa de atenção constante, pelo que se vai passar até oito horas fora de casa, tem que se certificar que há outra pessoa que pode cuidar dele enquanto você não está. Um filhote não pode estar em casa sozinho durante oito horas.
Os especialistas recomendam apenas adotar se, em princípio, o animal não for passar mais de três ou quatro horas por dia sozinho, pelo menos no início de sua convivência. E, em termos gerais, estima-se que não seja razoável um animal passar mais de oito horas sozinho, em qualquer situação.
Com uma tesoura, faça dois furinhos próximos um do outro a cada palmo de distância….Cercadinho de cachorro para filhotes
Quais são os principais sites para adotar animais?
Cocô e xixi no lugar certo
Elogie o filhote assim que parar de morder.
Fazer longas despedidas antes de sair de casa ou muita festa ao chegar são algumas atitudes que aumentam a ansiedade do pet e fazem o cachorro querer atenção o tempo todo. Em vez disso, prefira minimizar as brincadeiras ao chegar, dando atenção ao animal só depois de alguns minutos. Na saída, não diga nada. Só saia.
Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo
Comece estabelecendo limites dentro de casa, como o exemplo das portas durante o passeio, depois, passe para locais diferentes. Use sempre coleira e guia para contê-lo, pois essas ferramentas ajudarão no seu controle. Também ofereça recompensas quando o pet aceitar o limite imposto. Assim, ele aprenderá mais fácil!
A melhor maneira de lidar com esse comportamento é ter atitudes de liderança e postura. Isso não significa bater no cachorro para ele “aprender” qual é o lugar dele, mas sim colocar em prática alguns exercícios.
Defina como você quer que sua rotina com seu cão seja, e faça acontecer. Não tenha medo de corrigir seu cão, acredite, ele vai te agradecer com um comportamento mais calmo e adequado. Cães precisam saber a diferença entre o que é permitido e o que não é no nosso mundo. Não é justo esperarmos que eles aprendam sozinhos.