Respondido por Júlia Goncalves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual a frase mais famosa de Platão?” são frequentemente questionados:
Conheça 6 dos filósofos mais importantes da história
Da ética de Aristóteles ao super-homem de Nietzsche, conheça alguns dos pensadores mais influentes da história e as ideias que pregaram.
Assim sendo pode- se citar os três primeiros filósofos e quais elementos eles definiram como princípio de todas as coisas sendo eles: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Os principais são Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras, Tales, Homero, Hesíodo, Heródoto, Eudemo, Estrabão, Filo De Alexandria, Eusébio De Cesareira e Clemente de Alexandria.
Os três filósofos gregos mais importantes do período clássico da Filosofia foram Sócrates, Platão e Aristóteles. Até o surgimento deles, os filósofos pré-socráticos (ou cosmológicos) preocupam-se basicamente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza.
A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico….Filósofos Pré-Socráticos
Protágoras de Abdera
Entre os principais sofistas conhecidos estão Protágoras, Górgias, Pródico, Hípias, Trasímaco, Antifonte e Crátilo. O termo “sofista” tem sua origem no idioma grego, a partir da palavra “sophistēs”, derivada de “sophia” e “sophos”, significando “sabedoria” e “sábio” respectivamente.
Protágoras
Os sofistas correspondem aos filósofos que pertenceram à “Escola Sofística” (IV e V a.C). Composta por um grupo de sábios e eruditos itinerantes, eles dominavam técnicas de retórica e discurso, e estavam interessados em divulgar seus conhecimentos em troca do pagamento de taxa pelos estudantes ou aprendizes.
Os sofistas ensinavam principalmente os jovens a debater em público e a defenderam suas opiniões e seus pontos de vista. A finalidade desse método era o desenvolvimento do poder de argumentação para derrubar as teses contrárias e convencer as pessoas.
Sócrates diz nada saber e, colocando-se no nível de seu interlocutor, dirige uma aventura dialética em busca da verdade, que está no interior de cada um. O sofista faz retórica (discurso de forma primorosa, porém vazio de conteúdo). Sócrates faz dialética (bons argumentos).
Quais os elementos centrais da concepção filosófica de Protágoras? O humanismo e o relativismo. Para Protágoras nosso conhecimento depende sempre das circunstâncias em que nos encontramos.