Respondido por Luiza Pereira
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Qual a diferença entre a lacraia e o piolho de cobra?” são frequentemente questionados:
Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. As lacrais gostam muito de umidade.
As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se de minhocas, vermes, grilos, baratas, entre outros. A presa é detectada e muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno.
Quando esse órgão pressente ou toca em uma presa, a segura com força e todo corpo da lacraia se dobra para trás. Aí, então, ela injeta o veneno que paralisará ou matará a presa, que depois será ingerida aos pedaços.
A reprodução dos quilópodes é sexuada. Logo os sexos são separados nestes animais. A fêmea coloca ovos em grupos de 15 a 35. Ovipositam em madeiras em decomposição ou no solo.
Scolopendra gigantea
piolhos-de-cobra
Scolopendridae
Lacraia. Apresentam o corpo alongado e achatado dorso. Possuem na cabeça um par de longas antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas, etc..
Possuem, na cabeça, um par de antenas articuladas, alguns pares de olhos, um par de mandíbulas, dois pares de maxilares, além de um par de forcípulas e o aguilhão, utilizados para a inoculação do veneno.
Os quilópodes possuem 1 par de antenas e seu sistema respiratório é traqueal. Possuem garras na cabeça utilizadas para injetar o veneno na presa, veneno este que não é letal para o homem, porém causa muita dor. Seu habitat é em galerias pluviais, canalizações subterrâneas e em troncos em decomposição, lixo etc..
Os diplópodes são um grupo de artrópodes que se caracterizam por ter dois pares de patas na maioria dos seus segmentos corporais e que se classificam taxonomicamente como uma classe. Cada segmento com dois pares de patas é o resultado da fusão de dois segmentos simples.
Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas. Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes.
Os diplópodes são representados pelos embuás ou piolhos-de-cobra, assim como os quilópodes, eles apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, com dois pares de patas em cada anel.